Show simple item record

dc.contributor.advisorMacedo, Kátia Regina dept_BR
dc.contributor.authorMarin, Tiago Oltramaript_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:04:34Z
dc.date.available2016-11-30T15:04:34Z
dc.date.issued2010
dc.identifier1156pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1673
dc.description.abstractO artigo abrange a questão do processo de globalização, o comércio internacional e, em detrimento disto, a internacionalização das empresas como opção estratégica para ganhar competitividade. São abordadas as formas de internacionalização que podem ser adotadas pelas empresas e as ferramentas de promoção comercial existentes para buscar novos mercados. Neste sentido, o artigo descreve a Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos como ferramenta de promoção comercial e prospecção de tendências no setor de construção civil e avalia como esta ação contribui para a internacionalização do setor de construção civil catarinense e brasileiro, analisando um questionário de avaliação respondido por empresários que já participaram do evento. Propõe-se ainda a analisar as possibilidades de expansão do comércio bilateral, definindo o mercado Árabe, mais especificamente o dos EAU, e traçando um panorama com o Brasil e com Santa Catarina. Descreve a unidade internacional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e as ferramentas que são disponibilizadas as empresas do estado. De modo descritivo e fundamentado em pesquisas bibliográficas de órgãos governamentais e instituições, visa identificar os resultados já alcançados e oportunidades de melhoriapt_BR
dc.description.abstractThe article covers the issue of globalization, international trade and, as a result of this, the internationalization of firms as a strategic option to gain competitiveness. Deals with the forms of internationalization that can be adopted by firms and trade promotion tools available to seek new markets. In this sense, the paper describes the Brazilian Mission to the United Arab Emirates as a tool for trade promotion and research of trends in the construction sector and assesses how this action contributes to the internationalization of Brazil¿s and Santa Catarina's construction industry, analyzing a questionnaire assessment completed by entrepreneurs who have already attended the event. It is also proposed to examine the possibilities of expanding bilateral trade, defining the Arab market, specifically that of the UAE, drawing a picture with Brazil¿s and Santa Catarina¿s market. Describes the international unit of the Federation of Industries of the State of Santa Catarina and the tools that areavailable to businesses in the state. Descriptively and based on literature searches of governmental bodies and institutions, aims to identify the results already achieved and opportunities for improvementen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRelações Internacionais  - Florianópolis
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleMissões internacionaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Relações Internacionais)pt_BR
dc.hasPart105646_Tiago.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons