Posicionamento de uma empresa de tecnologia da informação - TI frente aos potenciais concorrentes latino - americanos
Abstract
Em um contexto internacional de produção, inovação, expansão dos negócios por diversas áreas de segmento de atuação, além da concorrência intensa na melhora e elaboração de novos produtos e serviços, as oportunidades no mercado de tecnologia são enormes, e desta forma, foi válido demonstrar as condições que uma empresa está posicionada na área de tecnologia no mercado ao qual ela está inserida, e neste caso é o mercado de saúde brasileiro, com ênfase no setor de saúde privada. Este trabalho buscou apresentar o posicionamento de uma empresa de tecnologia da informação ¿ TI perante os potenciais concorrentes no mercado latino-americano. As estratégias utilizadas foram pautadas em apresentar uma pesquisa voltada para as condições mercadológicas do produto, preço, promoção, distribuição, marketing internacional, e também a identificação da concorrência ou novo entrante ao mercado que a empresa de TI está estabelecida. Além disso, foram abordadas questões referentes à estratégia competitiva, marketing doméstico, o ambiente de marketing, e tais abordagens, foram extraídos de autores que desenvolveram trabalhos e que demonstram de forma específica suas experiências teóricas para os assuntos apresentados neste trabalho de conclusão de curso. O estudo teve direcionamento para pesquisa qualitativa, em caráter exploratório, além da utilização de entrevistas informais com atores integrantes do mercado de saúde suplementar brasileiro. As considerações finais do trabalho foram direcionadas para as questões relativas ao posicionamento da empresa deste estudo, sendo que tais considerações apontam para o direcionamento de que aprimorar-se profissionalmente, será um processo importante para alcançar melhor posicionamento perante a concorrência ao qual a empresa deste estudo enfrenta, ou poderá vir a enfrentar In an international context of production, innovation, business expansion for several areas of segment, besides the intense competition in the improvement and development of new products and services, opportunities in the technology are enormous, and thus was valid show the conditions that a company is positioned in the area of technology in the market to which it is inserted, and in this case is the health care market in Brazil, with emphasis on the private health sector. This study aimed to present the position of an enterprise information technology - IT before potential competitors in the Latin American market. The strategies used were guided to present research focused on the product market conditions, price, promotion, distribution, international marketing, and also the identification of competition or new entrant to the market that the IT company is established. In addition, questions were raised regarding the competitive strategy, marketing home, the marketing environment, and such approaches have been extracted from works and authors who have developed that demonstrate their experiences in a specific way to the theoretical issues presented in this work of completion. The study was aiming for qualitative research, exploratory nature, beyond the use of informal interviews with members of the actors Brazilian supplementary health market. The final considerations were directed to issues relating to the company's positioning in this study, and these considerations point to the direction that improve themselves professionally, is an important process to achieve better positioning in the face of competition to which the company studied faces, or may be required to meet.
Keyword
Marketing de exportaçãoTecnologia da informação
Relações internacionais