O processo de exportação dos serviços de modelos profissionais brasileiros
Abstract
A presente pesquisa aborda a exportação de serviços e tem como objetivo principal estudar o processo de exportação dos modelos profissionais brasileiros, com foco no processo negocial e operacional. Tendo em vista que a exportação de serviços se tornou algo vantajoso para as economias mundiais, este estudo é relevante para compreender de que maneira o Brasil se tornou um dos maiores exportadores de modelos profissionais do mundo. Os objetivos específicos são delineados para concretização do trabalho, sendo eles: caracterizar o mercado da moda no mundo e, dessa forma, identificar a importância do setor, principalmente para que os países em desenvolvimento participem da economia global; avaliar as estratégias e tipos de intermediários envolvidos no processo de exportação dos modelos, compreendendo as etapas de captação, promoção e venda, tanto no mercado interno como externo; e descrever o processo operacional da exportação dos modelos brasileiros. A pesquisa possui caráter qualitativo, permitindo a coleta de dados mediante os materiais abordados e, sendo uma pesquisa exploratória, facilita a exploração dos conteúdos estudados. O trabalho é descritivo, na medida em que permite analisar, observar, registrar e interpretar o assunto de pesquisa que, por ser um tema pouco estudado, demanda a utilização de outros recursos metodológicos, tais como questionários e entrevistas, para compreender como as agências de modelos atuam no processo de exportação dos potenciais modelos. A autora emprega, para tanto, uso da observação participativa, pois o histórico pessoal de 16 anos de prática como modelo internacional apresenta-se valioso para a concretização do processo investigativo. Esta pesquisa analisa a importância do setor de serviços para a economia global, principalmente o setor da moda, que tem como papel fundamental unir as economias e inserir os países em desenvolvimento no âmbito global, assim como, é um dos setores que mais cresce no mundo, sendo relevante para a Organização Mundial do Comércio. Dessa forma, compreende-se que a exportação de serviços dos modelos profissionais faz parte desse contexto mercadológico, e que o Brasil vem sendo um dos maiores exportadores nesse setor, se tornando mundialmente reconhecido. Dessa forma, o Brasil precisa reconhecer os serviços dos modelos profissionais e encaixa-los nas Normas Brasileiras de Serviços (NBS), pois não existe um enquadramento específico para os modelos, assim como existe o enquadramento correto das agências de modelos, sendo encaixadas como Comissões Contratuais/agente/outras This research paper focuses on service export and its main objective is to study the process of exporting the services of professional Brazilian models, exploring the operational and negotiating processes. Economies all over the world export services as an efficient practice, and this study was relevant to understand that Brazil became one of the largest exports of professional models in the world. The main objectives cited to conclude this project are: to research the fashion industry in the world, identifying the importance of the sector, especially for the developing countries that participate in the global economy; to evaluate the strategies and intermediaries involved in the models export processes, comprehending the different stages of scouting, promoting and selling, not only in the global market but also in the national industry, and; to describe the operational process of Brazilian models export. The research is characterized for its qualitative method ¿ data was collected directly from the subject matter in question and, being an exploratory research, facilitating the precision of the subject studied. The project is also a descriptive research, allowing the analysis, observation, capture and interpretation of the research topic. In addition, the lack of study in this particular field instigated the interrogatory method, and questionnaires and interviews were conducted to understand closely how modeling agencies behave in the process of exporting the model¿s service. The author utilized the participative observational method, considering the career of 16 years as an international model, and brought a valuable insight to the investigative process. Through the various research methods used in this paper it was possible to analyze the importance of the service sector for the global economy, more specifically in the fashion industry, which has as its fundamental objective to unite economies and to insert developing countries in the global sphere. Therefore, it¿s understood that the service export of professional models is a part of this context, and that Brazil is one of the biggest exports in this field, being recognized worldwide. Thus, Brazil needs to recognize the services of professional models and fit them in the Brazilian Services Standards (NBS), because there is no specific framework for models, as there is a correct framing of the modeling agencies as being embedded Commissions contractual / agent / other
Keyword
Comércio internacionalModelos (pessoas)