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dc.contributor.advisorFortunato, Jucélia Jeremias
dc.contributor.authorMenezes, Carla Vasconcelos
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T17:45:36Z
dc.date.available2017-05-05T17:45:36Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2038
dc.descriptionThe autism spectrum disorder (ASD) is a complex neurobehavioral disorder characterized by deficits and social behaviors restrictive. Currently many studies discuss the interrelationships between movement and social functioning / communication. Within this context, this study aimed to investigate whether there is a relationship between the motor and social development of individuals with ASD residents AMREC and enrolled in the Special School My World - Association of Friends of Autistic, in Criciúma city, Santa Catarina. The sample consisted of 51 children between 5 and 9 years old, divided into Group with ASD and neurotypical Group. Data were social development (PEDI), the degree of severity (QNS based on the DSM V, answered by the child's teacher with ASD) and motor development (from EDM). The results indicated that 67% of autistic children have very committed social development and 54% were classified with severity level 3. The results showed no correlation between the severity levels and social development of autistic children in this sample. However, the motor developments in these same children were significantly lower when compared to neurotípicas children. In this sense, it is possible to conclude that deficits in social development and motor characteristic of autistic children in this study have no correlation with each other, due to heterogeneity of symptoms presented by the ASD.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurocomportamental complexo, caracterizado por déficits sociais e comportamentos restritivos. Atualmente muitos estudos discutem as inter-relações entre movimento e funcionamento social/comunicação. Dentro deste contexto, o presente estudo objetivou investigar a relação entre o desenvolvimento motor e social de indivíduos com TEA residentes na AMREC e matriculados na Escola Especial Meu Mundo - Associação de Amigos do Autista da AMREC/SC, sediada no município de Criciúma, Santa Catarina. A amostra foi composta por 51 crianças entre 5 e 9 anos, dividas em Grupo com TEA e Grupo Neurotípico. Os dados coletados foram o desenvolvimento social (PEDI), o grau de severidade (QNG baseado no DSM V, respondido pelo professor da criança com TEA) e o desenvolvimento motor (a partir do EDM). Os resultados indicaram que 67% das crianças autistas apresentam desenvolvimento social muito comprometido e 54% foram classificadas com nível de gravidade 3. Os resultados não mostraram correlação entre os níveis de gravidade e o desenvolvimento social das crianças autistas desta amostra. No entanto, o desenvolvimento motor destas mesmas crianças foi significativamente menor quando comparado às crianças neurotípicas. Neste sentido, é possível concluir que os déficits no desenvolvimento social e motor característicos das crianças autistas que participaram deste estudo não possuem nenhuma correlação entre si, devido a heterogeneidade dos sintomas apresentado pelo TEA.pt_BR
dc.format.extent79 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Saúdept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherHabilidades sociais em criançaspt_BR
dc.subject.otherCapacidade motora nas criançaspt_BR
dc.subject.otherSistema nervoso (Doenças)pt_BR
dc.titleRelação entre desenvolvimento social e motor de indivíduos com diagnóstico de transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.areaCiências da Saúdept_BR


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