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dc.contributor.advisorDaltoé, Andréia da Silva
dc.contributor.authorZapelini, Clésia da Silva Mendes
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T18:27:25Z
dc.date.available2017-05-05T18:27:25Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2049
dc.descriptionThis thesis, that is insert in the search line “Text and Speech” from the Doctorate Program in language science from the South of Santa Catarina University – Unisul, aims to analyze the process of the children’s written production discovery, observing if it is possible thinking about authorship marks in this time of inset in the literacy process, based in the speech’s analysis from the French line. The research was developed in a private school in Tubarão, Santa Catarina, in a kindergarten class whose the kids were four and five years old. The observation happened during three to four days a week during the whole year of 2012 at the moment when the children elaborated the written productions without the direct intervention of the teacher, and after in some pedagogical practices proportionated by the teacher that in some way interfered in the kids’ production. The theoretical body bases especially in Pêcheux, Orlandi and others Brazilians researchers who discuss the AD, like: Braga, Daltoé, Gallo, Indursky and Leandro-Ferreira, among others. The main results show that the senses that move the elaboration of the productions start in a come-and-go process among games, conversations and elaboration of the productions. After that, affected by the pedagogical speech, the written production gets a new symbolic value; among the production of numbers, letters and draws the kid means and creates his/her written possibility. The process of interpretation that the subject-kid does since the first productions moves senses that range between the stabilization to these and drift from others. It is an authorship process marked by the productions conditions of the school space moving senses and sayings in each new discursive function.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese, que se insere na linha de pesquisa “Texto e Discurso”, do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, objetiva analisar, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, o processo de descoberta da produção escrita pelas crianças, procurando observar se é possível pensar em marcas de autoria no processo de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular de Tubarão, Santa Catarina, na turma do III Infantil, cuja faixa etária é de quatro e cinco anos. A observação aconteceu de três a quatro dias por semana, durante todo o ano de 2012, no momento em que as crianças elaboravam as produções escritas sem a intervenção direta da professora e, posteriormente, em algumas práticas pedagógicas proporcionadas pela professora, o que, de certo modo, interferiam nas produções. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e demais pesquisadores brasileiros que discutem a AD, tais como: Braga, Daltoé, Gallo, Indursky e Leandro-Ferreira, entre outros. Os principais resultados apontam que os sentidos que movimentam as elaborações das produções iniciam num processo de vai e vêm entre brincadeiras, conversações e elaborações das produções. Posteriormente, afetada pelo discurso pedagógico, a produção escrita ganha um novo valor simbólico; entre a produção de números, letras e desenhos, a criança vai significando e criando a sua possibilidade de escrita. O processo de interpretação que o sujeito-criança realiza desde as primeiras produções movimenta sentidos que oscilam entre a estabilização destes e a deriva de outros. É um processo de autoria marcado pelas condições de produção do espaço escolar, movimentando sentidos e dizeres a cada novo funcionamento discursivo.pt_BR
dc.format.extent177 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProdução Escritapt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectEscrita de Entremeiopt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCrianças - Escritapt_BR
dc.subject.otherSentidos e sensaçõespt_BR
dc.titleA caminho da escrita: uma análise discursiva no entremeio das produções de crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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