Browsing Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem by Title
Now showing items 311-319 of 319
-
A Valorização do Interculturalismo no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica de Orleans (SC): a Memória Identitária Local como Proposta Pedagógica
(2020)A presente investigação objetiva analisar como a escola contribui no processo de ensino e aprendizagem, a partir dos estudos culturais e discursivos, para a valorização do Interculturalismo que constitui o município de ... -
A verdade estética pelo olhar do outro: de Rogério Sganzerla para Orson Welles
(2020)O cineasta norte-americano Orson Welles filmou no Brasil, em 1942, dois episódios de um documentário que se chamaria É Tudo Verdade, um projeto desenvolvido dentro da Política de Boa Vizinhança do governo Roosevelt. O ... -
Uma viagem ao mundo dos games: análise das narrativas dos jogos eletrônicos educativos
(2006)Este estudo teve como objetivo principal analisar as características hipermidiáticas e sua relação com os jogos eletrônicos educativos. Foram levantados os fatores que contribuem para o meio hipermidiático como o ambiente ... -
Vida cigana
(2014)A pesquisa problematiza as configurações da identidade cigana brasileira contemporânea, com o propósito de compreender possíveis alterações em seu modo de vida. A vida cigana, nesse sentido, é entendida nos aspectos culturais ... -
Vida na arte - realismo/naturalismo e modernismo
(2014)Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a "vida na arte" do século XIX permanece e/ou descontinua na arte do início do século XX, a partir de duas ferramentas que criamos para podermos ler o realismo/naturalismo ... -
Vigilância epistêmica e prática: uma abordagem orientada pelo conceito de conciliação de metas
(2019)Neste estudo, defendemos a tese de que processos de auto e heterovigilância epistêmica e prática moderam a emergência e a avaliação da força da conexão entre ações antecedentes e estados consequentes de hipóteses abdutivas ... -
A violência da linguagem na inscrição psíquica no infans
(2018)RESUMO Esta tese trata de analisar a violência da linguagem na constituição psíquica do infans, como um operador necessário para o ingresso da linguagem no infans e a sua constituição como sujeito de desejo. A violência ... -
Vozes participantes na escola: a autoria em diários de leituras de estudantes do ensino médio
(2020)O presente estudo aborda os processos de interpretação e autoria em diários de leituras produzidos por estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Os diários ... -
Xondaro: uma etnografia do mito e da dança guarani como linguagens étnicas
(2006)Esta pesquisa é um estudo antropológico sobre o discurso mítico e as danças rituais dos Mbya-Guarani do Morro dos Cavalos, Palhoça, Santa Catarina. Com base na pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e no registro ...