Browsing Pedagogia - Unisul Virtual by Title
Now showing items 21-40 of 65
-
Educação inclusiva - utilização de profissional de apoio dentro de sala aula regular e suas qualificações
(2017)Durante as ultimas décadas temos vivenciado um movimento crescente e irreversível de inclusão dos alunos com necessidade de Atendimento Educacional Especializado em sala de aula regular. Este trabalho investigou as bases ... -
Educação inclusiva: contribuição para alunos não deficientes
(2018)O presente artigo faz parte do projeto de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina e relata a pesquisa realizada com alunos do 6º (sexto) ano de uma escola pública, que possui dois alunos ... -
A Educação Infantil como primeiro cenário regulador das relações sociais da criança
(2019)Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar a relação entre a educação infantil e o processo de apropriação da cultura local no desenvolvimento da criança. A pesquisa partiu de inquietações acerca dos ... -
O educador social voluntário na Escola Classe da Vila do RCG: perfil e atuação
(2020)Este artigo buscou compreender a contribuição dos Educadores Sociais Voluntários nas atividades de educação da Escola Classe da Vila do RCG, em Brasília-DF, nos anos de 2016 e 2017. Para tanto, foi realizada a observação ... -
Educar e cuidar na educação infantil: um estudo de caso em uma escola infantil particular em Caxias do Sul
(2018)O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o educar e cuidar na educação infantil, a qual buscou identificar as concepções e ações de seis educadoras infantis e uma auxiliar de desenvolvimento infantil. De acordo com ... -
O ensino para jovens e adultos: a fuga da escola regular
(2020)Resumo: Este artigo analisa a redefinição da identidade dos Jovens que desistem de cursar o Ensino Médio Regular e buscam a Educação de Jovens e Adultos como forma de concluir os estudos em menor tempo. O programa da EJA ... -
O ensino religioso nas escolas públicas de Campo Grande, MS
(2018)O Ensino Religioso enfrentou muitas mudanças nas últimas décadas da história escolar brasileira. Para entendermos o ensino religioso é importante conhecer a sua história. Apesar da legislação federal, cada estado da ... -
A escrita de textos numa turma de 1º ano escolar
(2018)Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa turma de 1º ano de uma escola particular de Florianópolis. O objetivo foi analisar a construção de textos escritos, destacando as propostas para que a ... -
Estratégias para melhorar a adaptação e o acolhimento dos bebês em uma Instituição de Educação Infantil de Florianópolis -SC
(2017)O presente trabalho teve como objetivo principal analisar estratégias que podem ser desenvolvidas e adotadas para melhorar a adaptação e acolhimento dos bebês em uma Instituição de Educação Infantil de Florianópolis-SC, ... -
Estratégias para o desenvolvimento dos processos metacognitivos no ensino fundamental: uma metassíntese qualitativa
(2020)O desenvolvimento de processo metacognitivos na educação básica tem sido considerado um dos elementos chaves para o sucesso acadêmico. O objetivo deste estudo de revisão sistemática, foi Mapear estratégias propostas pelas ... -
O estudo do teatro para futuros pedagogos: a relevância dos conceitos teatrais no currículo dos cursos de pedagogia
(2019)Acompanhando a rotina escolar durante quatro anos, percebi o quanto a teatralidade está presente no cotidiano, principalmente, das crianças pequenas. A ludicidade é um dos fatores mais fortes que compõe o imaginário infantil ... -
Estudo sobre a educação especial na perspectiva da inclusão em uma escola municipal da cidade de Uberlândia MG
(2018)A Educação Inclusiva vem crescendo muito e está baseada no pressuposto de que toda criança tem direito à educação de qualidade, mas os sistemas educacionais precisam mudar para responder às necessidades dos educandos. A ... -
O Impacto da Falta do Lúdico na Aprendizagem nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
(2020)Resumo: A presente pesquisa teve como tema O Impacto da falta do lúdico na aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho tem como objetivo mostrar e estabelecer as possibilidades e benefícios da ... -
A importância da abordagem lúdica na prática pedagógica da educação infantil para o desenvolvimento e aprendizagem : visão das educadoras do CEI Municipal Pingo de Gente
(2017)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a importância da abordagem lúdica na prática pedagógica da educação Infantil para o desenvolvimento e aprendizagem na visão das educadoras do CEI Municipal Pingo ... -
A importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento infantil na educação infantil de zero a três anos
(2020)Este artigo científico visa destacar a importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil de zero a três anos, sendo seu objetivo principal compreender as principais ... -
A importância do Método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da Educação Infantil.
(2020)A importância do Método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a importância do método Montessori para o desenvolvimento da criança ... -
Inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino do estado de Santa Catarina
(2018)Esta pesquisa exploratória foi realizada com o objetivo geral de verificar e analisar como uma escola da rede estadual de Santa Catarina atua na inclusão dos alunos com deficiência. Ainda objetivou identificar os avanços ... -
Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil
(2017)Esse artigo se refere a um estudo de caso que tem por objetivo conhecer o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, no Centro de Educação Infantil Walt Disney em São Martinho-SC. Abordando ... -
Inclusão do aluno cadeirante e seus desafios em sala de aula regular
(2017)O presente trabalho tem como objetivo mostrar como se dá à inclusão de um aluno cadeirante em escola regular de ensino. Busca através de questionário direto aos envolvidos, professor, aluno cadeirante e cuidador, perceber ... -
Inclusão nas salas regulares de ensino e o apoio pedagógico do Cefai- Ipiranga
(2018)O presente trabalho teve como objetivo conhecer a trajetória de um Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, do Município de São Paulo, e sua evolução entre o ano de 201 e 2017. Para atingir tal objetivo foi ...