Browsing Pedagogia - Unisul Virtual by Title
Now showing items 24-38 of 38
-
A leitura no processo de alfabetização numa turma de 2° ano
(2018)Esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação com foco na temática da leitura. O estudo foi realizado em conjunto com o Estágio no Ciclo de Alfabetização o que possibilitou a identificação de como o ler se fazia ... -
Leitura nos anos iniciais
(2018)Neste estudo buscamos conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da leitura nos anos inicias, além de verificar como se constituem as práticas pedagógicas para o desenvolvimento ... -
Ludicidade: encaminhamento metodológico ou o "simples" ato de brincar
(2017)Este artigo é resultado de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia que analisou a abordagem do lúdico na prática pedagógica de uma professora de um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de Curitiba/PR. ... -
O lúdico no processo ensino-aprendizagem: Reflexões a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, do município de Chapecó (SC)
(2017)Esta pesquisa é resultado de estudo bibliográfico e de campo, a respeito da importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente, no ciclo alfabetizador, pois ... -
Mídia, imaginação e brincadeira de crianças de um centro municipal de educação infantil em Santa Catarina
(2017)As mídias influenciam positivamente o brincar das crianças. A partir desse olhar, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo compreender qual a relação entre a mídia e o imaginário infantil com crianças de 4 e 5 ... -
Um novo olhar para o espaço físico nas instituições de educação infantil em Navegantes/SC
(2017)Este trabalho sobre o tema um novo olhar para o espaço físico nas instituições de educação infantil em Navegantes, SC, foi orientado pela professora Maria Cristina Schweitzer Veit e teve como objetivo conhecer e analisar ... -
O papel dos jogos e brincadeiras na socialização das crianças na educação infantil
(2018)Neste artigo é apresentada a importância dos jogos e brincadeiras para a socialização na educação infantil. O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma pesquisa que teve como foco identificar como os jogos ... -
A percepção do professor quanto à importância da formação pedagógica para a atividade docente na educação infantil
(2018)Pensando como o professor realiza atualização para o contexto atual da Educação e em quais são suas concepções da formação da criança na escola, a pesquisa apresentada neste artigo se desenvolveu em torno do seguinte ... -
Possibilidades pedagógicas para a diversificação da atuação da biblioteca do SENAI/SC em Brusque
(2017)O presente artigo apresenta algumas das possibilidades de ampliação e qualificação do uso da biblioteca escolar do SENAI/SC em Brusque de forma articulada com a prática pedagógica e a diversificação de atividades. A partir ... -
O processo de ensino-aprendizagem dos surdos no período de alfabetização em língua portuguesa
(2018)O objetivo do presente trabalho é abordar a importância da Língua de Sinais para a inclusão social do surdo, a pesquisa vai de acordo com pensamentos e concepções sócio- histórico-cultural de Vygotsky e valoriza a educação ... -
Os reflexos dos testes externos em larga escala (Prova Brasil e PROEB) num 5° ano de uma escola estadual mineira
(2017)O presente artigo apresenta o processo e os resultados da análise dos reflexos dos exames externos em larga escala no cotidiano de um 5º ano em uma escola pública estadual mineira. Para realização da pesquisa foram efetuadas ... -
A relação entre a variação linguística de alunos oriundos de outras regiões brasileiras e as dificuldades no processo de alfabetização
(2018)O presente trabalho tem a intenção de colaborar com a educação de crianças no nível de alfabetização, bem como dos seus docentes. Dessa forma, visa a identificar e analisar como as variações linguísticas regionais interferem ... -
Trabalho docente na educação infantil na região de Tubarão
(2017)O presente estudo apresenta uma caracterização do trabalho docente na Educação Infantil das escolas públicas dos bairros Passagem e Recife da cidade de Tubarão/SC; e especificamente, o perfil sociocultural e econômico dos ... -
Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o brincar de crianças de 4 a 5 anos de idade, em uma escola privada de Resende/RJ
(2018)O uso das TIC por crianças de 4 a 5 anos de idade tornou-se parte de seu cotidiano seja dentro ou fora do ambiente escolar. A pesquisa relatada neste artigo objetivou compreender como as TIC influenciam na construção do ... -
Visão dos professores de uma escola particular de Blumenau/SC no que tange ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola
(2018)Este estudo buscou compreender a visão dos professores de uma escola privada do município de Blumenau/SC no que tange ao uso das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar, bem como averiguar a polarização ...