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dc.contributor.advisorMadalena, Gil Félix
dc.contributor.authorda Luz, Ana Paula Willemann
dc.contributor.authorMartins, Denise Córdova
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-12T12:56:45Z
dc.date.available2017-07-12T12:56:45Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2196
dc.descriptionThe present work is a case of study that has as priority to evaluate the conditions for the classification of the level of energy efficiency in a school unit, located in the city of Capivari de Baixo, Santa Catarina, Brazil. For this analysis, were used the parameters of the internationally recognized LEED environmental certification and the Technical Regulation of the Energy Efficiency Quality of Commercial, Services and Public Buildings (RTQ-C), prepared by PROCEL - National Program of Conservation of Electric Energy. The LEED for Schools Checklist and an on-line simulation, the Webprescriptive, were used as evaluation methods to verify the possible labeling of the construction under study. In this way, considering all the sample object of the research, it is concluded that, in carrying out a construction, it is essential that sustainability is linked to the project in the initial phase, so that there are no disruptions and expenses with remodeling. It should be noted that, as in the case of the kindergarten under study, the work is already completed, it is possible to apply some proposed items in the regulations, making the building have a better energy performance.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo de caso que tem como prioridade avaliar as condições para a classificação do nível de eficiência energética em uma unidade escolar, localizada na cidade de Capivari de Baixo, Santa Catarina, Brasil. Para tal análise, foram utilizados os parâmetros da certificação ambiental LEED, reconhecida internacionalmente, e o Regulamento Técnico da Qualidade de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), elaborado pelo PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Foram utilizados como métodos de avaliação o Checklist do LEED for Schools e uma simulação on-line, o Webprescritivo, para verificar a possível etiquetagem da edificação em estudo. Dessa forma, considerando toda amostra objeto da pesquisa, conclui-se que, ao realizar uma construção, é primordial que a sustentabilidade esteja ligada ao projeto ainda na fase inicial, para que posteriormente não haja transtornos e gastos com reforma. Cumpre ressaltar que, como no caso do centro de educação infantil em estudo, a obra já esteja concluída, é possível aplicar alguns itens propostos nos regulamentos, fazendo com que a edificação tenha um melhor desempenho de energético.pt_BR
dc.format.extent76pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Civil - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidade, eficiência energética, etiquetagem, RTQ-C, LEED.pt_BR
dc.titleEstudo da eficiência energética no centro de educação infantil cantinho dos anjos em Capivari de Baixo - SCpt_BR
dc.title.alternativeStudy of energy efficiency in the center of children's education cantinho dos anjos in Capivari de Baixo - SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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