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dc.contributor.advisorMazute, Juliano
dc.contributor.authorHeinzen, Mateus Seleme
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-12T18:10:22Z
dc.date.available2017-07-12T18:10:22Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2205
dc.description.abstractA vida e permanência de uma empresa no mercado é resultado da satisfação dos seus clientes, para isso se faz necessário que a mesma impacte clientes chaves da melhor forma possível e assim atingindo maturidade de negócios. Quando falamos de produtos inovadores e com grande significado para o futuro, como a energia por fonte limpa, inesgotável e renovável, que é o caso da energia solar fotovoltaica, se faz necessário a utilização de métodos de descobrimento e desenvolvimento de clientes, como o Customer Development. Neste trabalho foi utilizado métodos atuais de indústrias de base tecnológica e de estudos em universidades de renome dos países de primeiro mundo, na empresa Dayback. Assim, para a implantação de novos projetos, é necessário pensar em métodos que definam a viabilidade do mesmo e para estruturar e sistematizar são utilizadas diversas ferramentas, que também permitem definir a eficiência do projeto. Na estruturação do projeto alguns elementos são fundamentais para o sucesso do mesmo como engenharia econômica e planejamento estratégico. O presente trabalho busca efetuar uma interação destas ferramentas, a fim de definir o melhor custo benefício das tecnologias sustentáveis de geração de energia elétrica. A partir disto o novo método estará identificando os clientes que terão maior retorno com a implantação do projeto, facilitando a tomada de decisão.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia de Produção - Pedra Brancapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCustomer Developmentpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleDescobrimento dos clientes de energia solar fotovoltaica na Grande Florianópolis utilizando o método Customer Developmentpt_BR
dc.typeEstudo de Casopt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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