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dc.contributor.advisorMacedo, Kátia Regina de
dc.contributor.authorFerreira, Vinícius Selhorst
dc.coverage.spatialFlorianópolispt_BR
dc.date.accessioned2017-07-20T19:46:38Z
dc.date.available2017-07-20T19:46:38Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2631
dc.descriptionThis paper aims to study how the international financial crisis in 2008 deeply affected the brazilian automobile sector during the 2010 and 2015 period. The theoretical basis will cover the following topics: Globalization, International business, the worldwide financial crisis in 2008 as well the automotive sector itself. The methodology applied in this research was ‘basic’ and the work contains a qualitative approach to the data, mostly possessing bibliographical and document-based information to supply the work’s content. The primary objective is to pinpoint the paramount impacts of the crisis in the automotive industry. First off the Brazilian car industry will be analyzed before the 2008 threshold to then study how the Brazilian market reacted to this crisis and to conclude, a thorough dissection of the incentives introduced by the government to mitigate the 2008 recession and subsequently stimulate the automotive industry to regain its footing. It is plausible to assume that the crisis not only, in a pejorative sense, affected the car industry but according to this work’s data the government’s reactive policies greatly benefited the sector. Production, licensing and car exports experienced their best years straight after the genesis of the crisis, however it began to slow down in 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar como a crise financeira internacional de 2008 afetou o setor automobilístico brasileiro no período de 2010 a 2015. A fundamentação teórica aborda os conceitos de globalização, as teorias de comércio internacional, apresentando também o setor automobilístico mundial e a crise financeira internacional. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a básica, utilizando uma abordagem qualitativa, empregando níveis de pesquisa explicativos, buscando informações bibliográficas e documentais. O objetivo principal deste trabalho é identificar os principais impactos da crise no setor automotivo, apresentando o comércio de veículos no Brasil antes da crise de 2008, para posteriormente descrever o comportamento do setor a crise, finalizando com o resultado das medidas de incentivos tomadas pelo governo para incentivar o setor. Pôde-se verificar que a crise não afetou somente de forma negativa este setor, mas segundo os dados contidos neste trabalho, as medidas utilizadas para conter a crise foram de grande benefício para a indústria automobilística, que teve um de seus melhores anos de produção, licenciamento e exportação no período subsequente à crise, apesar de iniciar uma retração a partir de 2012.pt_BR
dc.format.extent65 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRelações Internacionais  - Florianópolispt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio de veículospt_BR
dc.subjectCrise econômica mundialpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.titleSetor automobilístico brasileiro: um estudo sobre os principais impactos da crise financeira internacional no período de 2010 a 2015pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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