O potencial nutracêutico do ômega-3 na obesidade induzida por dieta hiperlipídica: do tecido adiposo ao cérebro
Date
2017Metadata
Show full item recordAbstract
A obesidade está associada à inflamação, estresse oxidativo e disfunção mitocondrial. Além disso, sabe-se que a obesidade não afeta apenas tecidos periféricos, mas também leva a alterações cerebrais. O aumento da prevalência e as dificuldades no tratamento mostram a necessidade da exploração de outras abordagens terapêuticas. Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, o uso de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 pode ser uma estratégia.
Objetivo: Avaliar o potencial nutracêutico do ômega-3 em camundongos submetidos à obesidade induzida por dieta hiperlipídica.
Métodos: Camundongos Swiss machos receberam dieta normolipídica (controle) ou dieta hiperlipídica (obeso). Após seis semanas, os grupos foram divididos em Controle + Salina, Controle + Ômega-3, Obeso + Salina e Obeso + Ômega-3 e 400 mg/kg/dia de óleo de peixe (ou salina) foi administrado via oral, por quatro semanas. O consumo alimentar e o peso corporal foram acompanhados durante todo experimento. Quando o experimento completou dez semanas, os animais foram eutanasiados e o tecido adiposo visceral (gordura mesentérica) e o cérebro foram removidos. As estruturas cerebrais hipotálamo, hipocampo, córtex pré-frontal e estriado foram isoladas.
Resultados: O ômega-3 não influenciou no consumo alimentar nem no peso corporal, mas reduziu a gordura visceral. Na gordura visceral, o ômega-3 reduziu o dano oxidativo, bem como amenizou as alterações na defesa antioxidante e no ciclo de Krebs, causadas pela ingestão de dieta hiperlipídica. A cadeia respiratória mitocondrial não foi alterada pela obesidade nem pelo ômega-3 na gordura visceral. Em estruturas cerebrais, o ômega-3 reduziu a inflamação, o dano oxidativo, assim como amenizou as alterações na defesa antioxidante e no metabolismo energético (ciclo de Krebs e cadeia respiratória mitocondrial).
Conclusão: Conclui-se que o ômega-3 apresentou efeito benéfico na gordura visceral e no cérebro de animais obesos, visto que reverteu parcialmente as alterações causadas pelo consumo de dieta hiperlipídica, sem causar piora dos parâmetros analisados.
Keyword
ObesidadeTecido adiposo
Cérebro
Ácidos graxos insaturados
Óleos de peixe
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms