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dc.contributor.advisorLento, Luís Otávio Botelho
dc.contributor.authorCherobini, Tatiana Minuzzi
dc.coverage.spatialRS-PORTO ALEGRE - Modalidade á distanciapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-04T18:03:46Z
dc.date.available2017-10-04T18:03:46Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3036
dc.description.abstractO processo de terceirização de serviços no Brasil já vem de longa data. Na área da Tecnologia da Informação (TI), a década de 1990 foi a grande propulsora, principalmente no segmento da Administração Pública. Atualmente, a terceirização dos serviços de TI, para alguns segmentos operacionais, já ocupa em 100% os postos de trabalho. O problema, como um todo, decorre de que áreas sensíveis da TI, tais como a administração e controle de banco de dados, mecanismos de controle de acesso, entre outros, têm sido objeto de terceirização. Essa ação pode trazer sérios riscos ao negócio da instituição no que tange à garantia dos pilares da Segurança da Informação, isto é, confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Este artigo tem como propósito apresentar algumas referências relativas á Segurança da Informação visando à mitigação de riscos associados a processos de terceirização em áreas sensíveis da TI, tendo como foco dar visibilidade ao gestor dos riscos envolvidos para o negócio. Um conjunto de boas práticas com base em normas, padrões e controle, é apresentado como forma de mitigação.pt_BR
dc.format.extent20 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerceirização de TIpt_BR
dc.subjectSegurança da Informaçãopt_BR
dc.subjectConfidencialidadept_BR
dc.subjectIntegridadept_BR
dc.titleTerceirização de serviços de TI: aspectos de segurançapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR


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