Empresa privada e seus terceirizados: um estudo sobre relacionamentos interpessoais
Abstract
Este artigo propôs-se a caracterizar os aspectos que interferem nos relacionamentos interpessoais estabelecidos entre funcionários de uma empresa privada e funcionários de uma empresa terceirizada, buscando identificar fatores dificultadores e facilitadores desses relacionamentos. Quanto ao método a pesquisa classificou-se como exploratória, sendo um estudo de caso de natureza qualitativa e de corte transversal. Foram utilizados dois questionários semiestruturados. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa seis sujeitos, sendo três funcionários da empresa privada e três funcionários da empresa terceirizada. Destaca-se para os aspectos dificultadores encontrados: gestão organizacional, problemas de relacionamento na própria empresa, preconceito, problemas de comunicação, baixa escolaridade, falta de confiança, falta de comprometimento, problemas por excesso de proximidade, tamanho do grupo de trabalho e desconhecimento técnico. Em relação aos aspectos facilitadores encontrados, localizaram- se: gestão organizacional, acolhimento, amizade, confiança, valorização e trabalho em equipe.
Concluiu-se que os aspectos dificultadores interferem nas relações estabelecidas entre funcionários de uma empresa privada e funcionários de uma empresa terceirizada. Um ambiente de trabalho, onde não há existência de dificuldade de relacionamento promove estados psicológicos saudáveis do trabalhador, assim como promove vínculos com o trabalho e organização.
Keyword
Empresa privadaEmpresa terceirizada
Relacionamento interpessoal