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dc.contributor.advisorScherer, Alessandra d'Avila
dc.contributor.authorSartori, Evelise Philippi
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:24:16Z
dc.date.available2017-10-09T19:24:16Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3071
dc.description.abstractO presente artigo visa analisar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o bullying, fenômeno que é cada vez mais comum no ambiente escolar. O bullying é compreendido como um tipo de violência física, moral ou psicológica que ocorre de modo repetitivo e que pode ser prejudicial para os alunos inseridos nas escolas. A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre o bullying, bem como os possíveis manejos apresentados por esses profissionais diante de situações que envolvem o fenômeno. O trabalho foi realizado com professores da região metropolitana de Florianópolis, de idades entre 27 e 53 anos. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. Esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, a partir da construção de eixos categóricos. Ao final do processo constatou-se que os professores compreendem de forma geral o que é bullying escolar, mas apresentam conhecimento superficial, confundindo com brincadeira. Assim, conclui-se que é relevante a capacitação dos professores em forma de intervenção e a presença do psicólogo no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia - Pedra Brancapt_BR
dc.subjectBullying escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleBullying no contexto escolar: uma análise da percepção de professores do ensino fundamental sobre o fenômenopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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