As implicações da gestão da aviação civil na qualidade do atendimento aos passageiros do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre
Abstract
O transporte aéreo é lastreado pelo setor de serviços, contribuindo para a evolução e intensificação de atividades correlatas, implicando na expansão do transporte de passageiros. Neste diapasão, os serviços prestados pelos aeroportos encontram-se em processo caracterizado por grandes alterações, de forma que o incremento do fluxo de consumidores dos aludidos serviços evidenciou a relevância do terminal de passageiros. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o modelo de gestão da avaliação civil do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, implica na qualidade dos serviços prestados aos seus passageiros. Os objetivos específicos deste arcabouço monográfico são identificar os fatores que diferenciam a qualidade do atendimento Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre dos demais aeroportos, com base em artigos, monografias e publicações acerca das referidas instalações aeroportuárias e apontar os procedimentos que o gestor de transporte aéreo deve executar, com vistas a disponibilizar a excelência em atendimento aos passageiros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória; efetuou-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir de artigos selecionados, tratando sobre temas que abarcam a administração, a gestão de aviação civil, os princípios administrativos de qualidade no atendimento ao cliente e a aviação civil brasileira. O método de abordagem utilizado foi uma suplementação entre o quantitativo e o qualitativo. Concluiu-se que a gestão da aviação civil, no presente centro aeroportuário, pautada no controle de custos, é de grande relevância para a manutenção da qualidade no atendimento aos passageiros, visto que o gestor, ao atentar para os cuidados com a manutenção dos sistemas de informação, hidrossanitários, elétricos e da rede de atendimento ao cliente promoverá a fidelização do passageiro.
Keyword
Gestão de aviação civilAeroportos
Administração
Qualidade no atendimento