Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Paulo Roberto dos
dc.contributor.authorCiocheta, Rafael Da Silveira
dc.coverage.spatialpalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:56:18Z
dc.date.available2017-10-09T19:56:18Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3111
dc.descriptionThis study aims to identify the four most frequent aircraft occurrence categories and its contributing factors relating to agricultural aviation in the states of Mato Grosso and Rio Grande do Sul between the years 2013 and 2015, proposing ways that can be adopted to mitigation them. The choice of these two states is given by the national relevance in this type of operation, comprising almost half of the brazilian fleet of crop dusters. It is characterized as an explanatory research with bibliographic and documentary procedure through books, manuals, regulations and aircraft accident reports. The approach used was qualitative and quantitative. By analyzing the official statistics, it is concluded that the four occurrence categories identified as most frequent were the Loss of Control – Inflight, Loss of Control – Ground, Low Altitude Operations and System/Component Failure or Malfunction – Powerplant. Theoretical knowledge, which involves basic concepts of aircraft aerodynamics, the operating environment conditions of the crop dusters use, combined with the commitment and increased situational awareness level of all personnel involved, from management to the end of the line, through respect to aircraft limits, the current rules, encouragement of healthy operational safety culture aimed at preserving the human life integrity and material goods, are key factors for the operations success in accordance with the accident prevention.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo identificar os quatro mais recorrentes tipos de ocorrência aeronáutica e seus fatores contribuintes relativos à aviação agrícola nos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul entre os anos de 2013 e 2015, propondo medidas que podem ser adotadas para mitigá-los. A escolha destes dois estados se dá pela relevância nacional neste tipo de operação, compreendendo quase metade da frota brasileira de aviões agrícolas. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa, com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, manuais, regulamentos e relatórios de acidentes aeronáuticos. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. Ao analisar os dados estatísticos oficiais, conclui-se que os quatro tipos de ocorrência identificados como mais recorrentes foram a Perda de Controle em Voo, Perda de Controle no Solo, Colisão em Voo com Obstáculo e Falha de Motor em Voo. O conhecimento teórico, que envolve conceitos básicos da aerodinâmica dos aviões, as condições do ambiente operacional de emprego das aeronaves agrícolas, aliada ao comprometimento e elevação do nível de consciência situacional de todo o pessoal envolvido, desde a gerência até a ponta da linha, através do respeito aos limites da aeronave, às normas vigentes, incentivo a uma cultura saudável de segurança operacional que vise a preservação da integridade da vida humana e dos bens materiais são fatores essenciais para o sucesso das operações em consonância com a prevenção de acidentes.pt_BR
dc.format.extent74 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.subjectAviação agrícolapt_BR
dc.subjectAplicações aéreaspt_BR
dc.subjectAcidentes aeronáuticospt_BR
dc.subjectConsciência situacionalpt_BR
dc.subjectMitigaçãopt_BR
dc.subjectSegurança operacionalpt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.titleGerenciamento do risco na aviação agrícola nos estados do Mato Grosso e Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons