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dc.contributor.advisorOliveira, Alessandra de
dc.contributor.authorFarias, Valéria Joanne de Araújo Maranhão
dc.coverage.spatialPalhoça SCpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T19:59:11Z
dc.date.available2017-10-09T19:59:11Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3128
dc.descriptionThis research aimed to understand how the cultural diversity and gender influence the safety of operations of air traffic control in Brazil. The research was exploratory, with bibliographical and documentary analysis of books, articles, regulations and documents provided by DECEA (Air Traffic Control Department in Brazil). The approach used was qualitative and quantitative. Data collection was done through reading and BOOK REPORT, and data analysis through conceptual analysis, tabulation, charts and tables, according to the theoretical framework. With the analysis of data obtained in the research, we can conclude cultural and gender diversity significantly affects the safety of air traffic control in Brazil. It was identified that 40% of the performance and psychological aspects of air traffic controllers are subject to the influence of diversity, and approximately 39% of air traffic incidents occurred in Brazil in the period from 2010 to 2013 suffered some influence of this diversity. It was possible to confirm the effectiveness of transformational leadership and positive leadership (authentic and ethical) in the management of multicultural teams, demonstrating the advantages of an organizational culture well defined within the Air Traffic Control in Brazil.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a diversidade cultural e de gênero influencia a segurança das operações do Controle de Tráfego Aéreo no Brasil. A pesquisa foi de natureza exploratória, com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros e artigos, e regulamentos e documentos fornecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de leitura e fichamento, e a análise de dados por meio de análise conceitual, tabulação, gráficos e quadros, de acordo com o referencial teórico apresentado. Com a análise dos dados obtidos na pesquisa, conclui-se que a diversidade cultural e de gênero impacta significativamente na segurança das operações do Controle de Tráfego Aéreo no Brasil. Identificou-se que 40% dos aspectos de desempenho e psicológicos dos controladores de tráfego aéreo estão sujeitos à influência da diversidade, e aproximadamente 39% dos incidentes de tráfego aéreo ocorridos no Brasil no período de 2010 a 2013 sofreram algum tipo de influência dessa diversidade. Pôde-se confirmar a eficácia da liderança transformacional e positiva (autêntica e ética) na gestão de equipes multiculturais e heterogêneas, demonstrando as vantagens de uma cultura organizacional bem definida no âmbito do Controle de Tráfego Aéreo no Brasil.pt_BR
dc.format.extent91 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectControle de tráfego aéreopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectSegurança operacionalpt_BR
dc.titleO controle de tráfego aéreo no Brasil: os desafios na gestão de equipes heterogêneas e multiculturaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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