Corpo feminino plus size: nomeação e/ ou condição?
Date
2017Metadata
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Corpo e discurso andam próximos no campo teórico da Análise de Discurso (AD), pois podemos compreendê-lo tanto como forma de subjetivação (meio de constituição do sujeito), quanto linguagem (nessa esfera o corpo-arte por exemplo). Para a AD o corpo surge estreitamente relacionado a novas formas de assujeitamento e, portanto, associado à noção de ideologia. Mais do que objeto teórico, o corpo comparece como dispositivo de visualização, como modo de ver o sujeito, suas circunstâncias, sua historicidade e a cultura que o constituem; trata-se do corpo que olha e que se expõe ao olhar do outro. É a partir desses pressupostos que o corpo feminino plus size é pensado nessa dissertação. Compreende-se que esse corpo vem sendo marcado por diferentes posições-sujeitos à medida que os discursos vão interpelando e constituindo essas posições-sujeitos das mulheres, sendo assim, sente-se a necessidade de nomear esses corpos gordos e assim determiná-los em suas condições de existência e visibilidade. Este corpo feminino, sempre provisório, é produzido pelo efeito dos discursos midiáticos, onde a mulher passa a ser prisioneira de um padrão hegemônico de beleza. Alicerçados pelas noções teóricas da Análise de Discurso, analisamos duas fotografias de moda protagonizadas por corpos femininos de tamanho grande, sendo a primeira uma campanha publicitária da marca Valfrance, intitulada “Gostosa demais para usar 38” e a segunda, a capa da Revista Moda Moldes tamanhos especiais, na qual tem como artista protagonista, a cantora Preta Gil.
Keyword
Análise de discursoModa
Corpo feminino
Plus size
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Linguística, Letras e ArtesCollections
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