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dc.contributor.advisorEnsslin, Leonardo
dc.contributor.authorGraziano, Luiz Antonio Giardino
dc.coverage.spatialFlorianópolis/SCpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-19T15:43:26Z
dc.date.available2017-10-19T15:43:26Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3160
dc.descriptionThe Federal Highway Police is an agency of the Public Administration and its constitutional mission is to carry out ostensive patrolling of the federal highways. This mission is very broad and its police officers face daily situations that include Guidance and Assistance to drivers and population in general, Traffic Supervision, Accident Assistance, Social Movements Negotiations, Educational Talks/Lectures, Crime Fighting among others. These different situations require from the police officer a great deal of emotional control, technical preparation and command of the legislation. Physical and emotional exhaustion and stress are constants causing illnesses associated with such situations, frustration being the main one, followed by demotivation and depression. The police officer tries to react to this context, but is faced with the questioning of "what to do", what to prioritize in his work to contribute with the harmony and well-being of society. Given this scenario, the research question emerges: What are the critical aspects to be considered by a Federal Highway Police Officer for his motivation and under his control and how can the Officer's performance relative to these issues be managed by him? To answer this question the general objective established was todevelop a Federal Highway Police performance self-evaluation model, from his perception, in order to promote his motivation in the workplace from factors that are under their control. The methodological framework is of a qualitative and quantitative research, exploratory, inductive and deductive logic, using primary and secondary data, bibliographical and documental research, applied, which was carried out via a case study. The intervention tool used for review and analysis of the literature was Knowledge Development Process – Construtivis (Proknow-C) and the tool for constructing the model was the Methodology Multicriteria Decision Aid – Constructivist (MCDA-C). The review and analysis of the literature allowed the researcher to know the fragment of literature on the subject, noticing the absence of Performance Evaluation Models developed from the standpoint of the constructivist view. The developed performance self-assessment model identified, structured and established a process to measure the performance of the federal highway police in relation to the relevant aspects that can be managed in order to improve their motivation, so that they can understand and guide their choices to the desired consequences.pt_BR
dc.description.abstractA Polícia Rodoviária Federal é um órgão da Administração Pública e sua missão constitucional é realizar o patrulhamento ostensivo das rodovias federais. Esta missão é bastante ampla e seus policiais enfrentam situações diariamente que englobam orientações e auxílios aos condutores e à população em geral, fiscalização de trânsito, atendimento de acidentes, negociação com movimentos sociais, palestras educativas, combate à criminalidade, dentre outras. Estas diferentes situações exigem do policial um grande controle emocional, preparação técnica e domínio da legislação. O stress e o desgaste físico e emocional são constantes, provocando enfermidades associadas a estas situações, e dentre estas se sobressai a frustração, seguida da desmotivação e depressão. O policial tenta reagir a este contexto, porém se depara com o questionamento do que fazer, o que priorizar no seu trabalho e assim contribuir com a harmonia e bem estar da sociedade. Diante desse cenário, emerge a pergunta de pesquisa: Quais são os aspectos considerados por um policial rodoviário federal como críticos para a sua motivação e passíveis de seu controle, e como o desempenho do policial em relação a esses aspectos pode ser por ele gerido? Para responder essa pergunta, foi estabelecido como objetivo geral desenvolver um modelo de autoavaliação de desempenho para um policial rodoviário federal, a partir da sua percepção, tendo em vista promover sua motivação no trabalho a partir dos fatores que estão sob seu controle. O delineamento metodológico é de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória, lógica indutiva e dedutiva, utilização de dados primários e secundários, pesquisa bibliográfica e documental, aplicada, a qual foi realizada via estudo de caso. O instrumento de intervenção para a revisão e análise da literatura foi o Processo de Desenvolvimento de Conhecimento – Construtivista (ProKnow – C) e o instrumento para construção do modelo foi a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C). A revisão e análise da literatura permitiu ao pesquisador conhecer o fragmento da literatura acerca do tema, constatando inúmeras oportunidades acerca da falta de modelos de avaliação de desempenho desenvolvidos sob a ótica da visão construtivista. O modelo de autoavaliação de desempenho desenvolvido identificou, estruturou e estabeleceu processo para mensurar o desempenho do policial rodoviário federal em relação aos aspectos relevantes que podem ser gerenciados a fim de melhorar sua motivação, e assim poder compreender e orientar suas escolhas para as consequências desejadas.pt_BR
dc.format.extent251 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectMCDA-Cpt_BR
dc.titleModelo de auto avaliação de desempenho para promover a motivação de um servidor público: um estudo de caso para um policial rodoviário federal em Santa Catarinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.areaCiências Sociais Aplicadaspt_BR


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