A concepção de organização do processo educativo na educação profissional na modalidade EAD
Date
2016Metadata
Show full item recordAbstract
Razões pessoais e profissionais foram a motivação para o desenvolvimento da pesquisa a respeito da educação a distância como modalidade de ensino na educação profissional de nível médio. Para tanto, partiu-se do questionamento sobre como se organiza o processo pedagógico da educação profissional na modalidade EAD para que dele resulte uma aprendizagem significativa, e sobre quais devem ser suas bases teóricas. Com o objetivo de compreender a organização do processo educativo na educação profissional de nível médio, na modalidade a distância, através de sua(s) base(s) teórico-metodológica(s), foi realizada a contextualização da história da educação, tendo por base as obras de Otaisa Romanelli e Maria Luiza Ribeiro; foi abordado o tema educação profissional a partir de Catapan, Kassick e Otero; sobre o ensino a distância, valendo-se dos autores Litto e Formiga; e sobre a organização do processo educativo/concepções pedagógicas, os autores Becker, Mizukami, Piaget, Perrenoud, Ausubel, Saviani e outros. Partindo do pressuposto que uma aprendizagem significativa caracteriza-se e resulta em uma aprendizagem duradoura, sustentou-se a hipótese de que os cursos profissionalizantes de nível médio na modalidade EAD proporcionam uma aprendizagem efetiva, desde que partindo de um alinhamento entre a organização do processo pedagógico com suas bases teóricas e possuam foco na formação com qualidade técnica e humanística/cidadã de seu alunado. A relevância da pesquisa justifica-se considerando a expansão da modalidade prevista no Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, que possui como uma de suas metas (11ª meta) ¿triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público¿. Como fonte de pesquisa foram utilizadas as obras bibliográficas, documentos oficiais de legislações educacionais, aplicação de questionários e análise dos planos de ensino de quatro disciplinas do curso técnico em automação industrial na modalidade EAD, do SENAI/SC.
Keyword
Processo educativoEnsino profissional a distância
Aprendizagem significativa