A valorização do professor do ensino médio integrado à educação profissional: desafios e complexidades
Date
2016Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo objetivou compreender os desafios e as complexidades para a valorização do professor do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional quanto às questões de formação, carreira-remuneração e condições de trabalho que permeiam os docentes e os enfrentamentos no exercício de suas práticas laborais, tendo como local a escola pública estadual de Santa Catarina. Os dados referentes aos docentes foram extraídos dos microdados do Censo Escolar com auxílio do Software SPSS e confrontados com a literatura. Adotou-se como eixo de análise a valorização do professor do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, analisando as políticas educacionais voltadas ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Emergiram como categorias de conteúdo: professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e valorização dos professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A análise dos dados coletados com auxílio do SPSS apontam os desafios e as complexidades em relação à formação inicial e continuada, carreira, remuneração e condições de trabalho, contribuindo assim com a discussão sobre a definição de políticas que venham ao encontro da valorização do professor do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Quanto ao perfil do professor do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tem-se, no que tange ao sexo do grupo, que a categoria dos professores é majoritariamente feminina; quanto ao perfil etário desses docentes nessa etapa da Educação Básica, há prevalência entre 41 a 50 anos de idade. A maior parte possui cursos superiores, mas não possui licenciatura no componente curricular em que leciona; não possui um vínculo efetivo na unidade escolar, ou seja, são contratados temporariamente. Destaca-se que um número expressivo de professores trabalha em mais de uma escola e leciona para dez ou mais turmas. Estudos apontam que a qualidade social do Ensino Médio, seja integrado à educação profissional ou não, juntamente com a valorização do professor dependem de legislações e políticas públicas regulares. Neste âmbito, ressaltam-se a implementação das Metas do Plano Nacional de Educação e a construção de um Sistema Nacional de Educação que leve em consideração normas e procedimentos que assegurem a valorização do professor do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e uma Educação Básica com um padrão de qualidade a todos que a frequentam.
Keyword
Ensino médio integrado à educação profissionalValorização do professor
Formação
Carreira
Condições de trabalho