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dc.contributor.advisorSousa, Ramayana Lira de
dc.contributor.authorMarques, Juliene da Silva
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-23T16:51:09Z
dc.date.available2017-10-23T16:51:09Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3190
dc.descriptionThis study has as object some excerpts from the first six seasons of the TV series The Walking Dead, and the theme is the dichotomy man/walker. The series gives visibility to a segregation of existences, which become close in accordance with some political-philosophical theories. In this research, the mise-en-scene, the shot, the footage, the diegesis among others components of the series were investigated, to point out the fragments that put in relief the elements that were presented during the research. Thereby, from the contemporary political philosophy, it was analyzed the relation between man/walker considering the becoming-walker of the man, and the human remains of the walker, as elements of biopolitical witnesses. In addition, it was necessary to investigate the (im)profanation on the forms of the plot.s visibility, considering the life, bare through the biopolitics, object of material and immaterial consumption, being reflex of the contemporary capitalism in the narrative. Therefore, the state of exception where the characters live was accurately searched, this state characterizing them as homines sacri, in the form of their killability. This characteristic, both sacred and cursed, has shown itself present on the diegetic survivors and from this, it was possible to determine the forms of junction and disjunction of the existences, through rhizomic relations and the profanation of the improfanable.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objeto recortes das seis primeiras temporadas da série televisiva The Walking Dead e como tema tem-se a dicotomia homem/walker. O seriado dá visibilidade a uma separação de existências que se tornam próximas de acordo com algumas teorias político-filosóficas. Nesta pesquisa, foram perscrutados a mise-en-scène, os planos, as sequências, a diegese, dentre outros componentes do seriado, para assim, pontuar os fragmentos que destacam os elementos que foram apresentados no decorrer do trabalho. Desse modo, a partir da filosofia política contemporânea, foi analisada a relação homem/walker, considerando o devir-walker do homem, e os restos humanos do walker, como elementos de testemunhos biopolíticos. Também se fez necessária a investigação das (im)profanações nas formas de visibilidade da trama, considerando a vida, nua por meio da biopolítica, objeto de consumo material e imaterial, sendo reflexo do capitalismo contemporâneo na narrativa. Para tanto, esquadrinhou-se o estado de exceção em que vivem os personagens da série, que os caracteriza como homines sacri, na forma de sua matabilidade. Essa característica sacra, e, ao mesmo tempo, maldita, se mostrou presente nos sobreviventes diegéticos e, a partir disso, pode-se constatar as formas de disjunção e junção das existências, por meio das relações rizomáticas e da profanação do improfanável.pt_BR
dc.format.extent96 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectVida sacrapt_BR
dc.subjectThe Walking Deadpt_BR
dc.titleRestos e devires (im)profanáveis: um olhar político sobre a série The Walking Deadpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.coadvisorBrandão, Alessandra Soares
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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