A política de educação inclusiva nas instituições de educação superior da região sul de Santa Catarina
Date
2016Metadata
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Esta dissertação é um estudo sobre a política de Educação Inclusiva na Educação Superior da Região Sul de Santa Catarina. A pesquisa teve como objetivo compreender as políticas públicas de Educação Inclusiva para a Educação Superior no Brasil, e a sua incorporação pelas Instituições de Educação Superior da Região Sul de Santa Catarina. Assim, procura-se entender como e de que maneira a inclusão dessas pessoas ocorre nos setores infraestrutural e pedagógico nas instituições. Foi um estudo de natureza empírico-documental, no qual se analisou o Projeto Político Pedagógico e o Projeto Político Institucional de três Instituições: Universidade do Sul de Santa Catarina, Centro Universitário Barriga Verde e Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. Em seguida, foram aplicados questionários com representantes dos setores de infraestrutura e pedagógico de cada instituição. Com este estudo, foi possível concluir que, direta ou indiretamente, todas as instituições procuram trabalhar a educação inclusiva. Sabe-se que ainda nos dias atuais muitas são as barreiras encontradas para que a educação inclusiva se efetive. Barreiras essas no que se refere à falta de infraestrutura e falta de apoio pedagógico, entre tantas outras discorridas na pesquisa, o que, de certa forma, não se faz diferente nas instituições estudadas. Muitas questões, como a falta de verbas, bem como o desinteresse que muitas vezes passa despercebido por parte das instituições, emergem sobre a educação inclusiva no Ensino Superior, todavia, alerta-se que sem o envolvimento, sem o olhar atento e o querer que a educação inclusiva se efetive das Universidades e o compromisso em formar profissionais qualificados que atendam às demandas sociais e o respeito pelas diferenças, não teremos mudanças culturais nas concepções e nas práticas historicamente desenvolvidas no Ensino Superior. Vê-se que há diferenças entre o olhar inclusivo das instituições, dessa forma entende-se que a inclusão é uma só e o caminho a seguir para chegar lá também é, por isso a busca pela inclusão deve ser constante com todos os envolvidos. As conclusões deste estudo reforçam que a luta por instituições inclusivas requer transformações concretas no contexto das relações interpessoais e sociais mais amplas, e no processo de tomada de decisões, pois para que haja instituições democráticas é necessário esforço e participação efetiva de todos os envolvidos na comunidade universitária.
Keyword
Políticas de inclusãoEducação superior
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência