As produções textuais de alunos em escolas por ciclos de formação: irrupção de um acontecimento discursivo
Date
2013Metadata
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O presente estudo, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa pecheutiana, toma como materialidade de análise as produções textuais dos alunos e entrevistas com professoras e diretoras das escolas organizadas em Ciclos de Formação da Rede Municipal de Criciúma/SC, coletadas entre outubro e dezembro de 2012. Nessa materialidade, buscamos investigar se a substituição do sistema seriado dessas escolas pela instituição dos Ciclos de Formação, em 2003, provocou mudanças significativas no processo de ensino e de aprendizagem dessas escolas, de modo a alcançar uma maior autonomia desses alunos e seus professores. Para este propósito, primeiramente, mostramos no que consiste o sistema em Ciclos de Formação em contraposição às séries, o que nos aponta para um sentido de necessidade de mudança na forma de organizar e conceber a escola, visando a um rompimento com um discurso de imutabilidade que concebe a escola apenas como um lugar de reprodução, cujo papel deve ser o de preparar para o mercado de trabalho. Em seguida, frente à substituição do livro didático por outras formas de organizar o planejamento nessas escolas, buscamos investigar, nos trabalhos produzidos pelos alunos e nas entrevistas com os professores e diretores envolvidos, se essa mudança deu abertura para a multiplicidade de sentidos, rompendo com a tendência ao sentido único no tratamento com os conteúdos. Avaliando este percurso à luz da Análise do Discurso, buscaremos investigar se a instituição dos Ciclos, que representou um acontecimento histórico na rede municipal de Criciúma, provocou uma mexida importante nas fileiras dos sentidos a ponto de poder ser considerado também um Acontecimento Discursivo. Nossa proposta é, a partir desta investigação teórica, apontar se é possível atribuir outros sentidos à escola como o de espaço para a formação humana, caracterizando a escola também como um lugar de transformação, e não só de reprodução.
Keyword
Análise do discursoEscolas em ciclos de formação
Acontecimento discursivo