O desempenho econômico de instituições de ensino superior privadas em educação a distância com estratégias de crescimento via fusões, aquisições e organicamente
Data
2015Metadados
Mostrar registro completoResumo
A estratégia de crescimento por fusão e aquisição tem sido uma das formas que as empresas têm adotado para ampliar o seu market-share no mercado em que atuam, obter ganhos de escala e sinérgicos. Diante disso, o presente estudo objetivou mensurar o desempenho econômico de IES privadas em EaD com estratégias de crescimento via fusões, aquisições e organicamente. Para isso, como proposta metodológica, de acordo com a natureza de seu objetivo, este estudo é explicativo. Diante da abordagem de seu problema, caracteriza-se como qualitativo. A análise caracteriza-se como um estudo de caso, pois mostrou-se o desempenho econômico de duas IES privadas em EaD: uma que cresce via fusões e aquisições (Kroton) e outra que cresce organicamente (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL). O período analisado, de ambas as instituições, foi entre 2012 a 2014. Trabalhou-se com dados secundários. Ambas as IES, por suas características, uma de capital aberto; outra filantrópica, são obrigadas a fornecer em seus sites os seus relatórios contábeis. Os dados secundários analisados foram os indicadores econômicos das duas IES. Evidenciaram-se os resultados das duas IES, em seguida, mostraram-se as diferenças nos resultados e apontaram-se fatores que explicassem a existência de diferenças. A pesquisa corrobora o referencial teórico, evidenciando que há benefícios econômicos decorrentes da estratégia de crescimento via F&A realizada pelas IES em EaD. Esse estudo visa a contribuir com a literatura nessa área pesquisada, uma vez que poucos estudos brasileiros têm abordado o tema fusões e aquisições no setor educacional das IES analisadas.
Palavra-chave
Instituição de ensino superiorEducação a distância
Fusão e aquisição
Crescimento orgânico
Desempenho econômico