Psicologia e educação: do desencontro ao encontro possível
Abstract
A presente pesquisa parte do pressuposto que há diferentes concepções que fundamentam as práticas de intervenção de psicólogos quando atendem estudantes com problemas no processo de escolarização. Pauta-se nas críticas ao advento da medicalização como estratégia de lidar com a queixa escolar e busca dialogar com três importantes temáticas: o encaminhamento de estudantes para o atendimento psicológico em função de problemas no seu processo de escolarização; a medicalização da educação e as práticas de intervenção do psicólogo no atendimento a esses estudantes. Este estudo exploratório se caracteriza como bibliográfico e se propôs a compreender as perspectivas teóricas que têm fundamentado as práticas de intervenção em Psicologia, acerca do fenômeno da queixa escolar, publicadas em revistas e periódicos de Psicologia entre o período de 2002 a 2011. A escolha desse período de tempo, de dez anos, ocorreu em função das leituras indicarem que nesse período houve um aumento expressivo de estudantes encaminhados para atendimento psicológico, que já chegam com diagnósticos psiquiátricos e com frequência medicados. Sendo assim, trata-se de um fenômeno que tem marcado de forma expressiva a última década. Definiu-se como objetivo geral: compreender os pressupostos teóricos que têm fundamentado as práticas de intervenção em Psicologia acerca do fenômeno da queixa escolar. A seleção de artigos localizou 359 publicações sobre questões que envolvem a Psicologia e a Educação. Este estudo identifica relatos de práticas de intervenção em Psicologia e caracteriza os pressupostos teóricos que têm fundamentado essas práticas, publicadas em 12 revistas e periódicos de Psicologia, indexados nas bases de dados on line Scielo e Pepsic, entre o período de 2002 a 2011. Foram selecionados e analisados 12 relatos de práticas de intervenção e os resultados indicam que: sete artigos relatam intervenções que se filiam à Psicologia Escolar Crítica; três artigos têm como fundamento as Habilidades Sociais no embasamento das intervenções; um artigo se fundamenta na Filosofia fenomenológica e axiológica existencial e transubjetiva e um artigo relata intervenção que se sustenta na aprendizagem mediada, teoria proposta por Feuerstein.
Keyword
Psicologia e educaçãoPráticas de intervenção
Queixa escolar