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dc.contributor.advisorSarquis, Aléssio Bessa
dc.contributor.authorCittadin, Jackson
dc.coverage.spatialFlorianópolispt_BR
dc.date.accessioned2017-10-23T19:12:32Z
dc.date.available2017-10-23T19:12:32Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3332
dc.descriptionThis research aims to develop a conceptual model of marketing management for small business in the clothing manufactory Industry, from existing theoretical models and empirical evidence collected in the clothing business of AMREC region in the state of Santa Catarina. The research is exploratory, with qualitative and as multicases study approach, with primary data collection through documentary survey, in-depth interviews and direct observation, involving owner and other company managers. We used the content analysis method with thematic categorization and the Atlas IT software in data analysis. The results allowed the construction of a conceptual model of marketing management systematic, comprehensive, integrated, drawn from already identified theoretical models and empirical evidence collected in three small business making garments. The evidence revealed the existence of entrepreneurial orientation, market orientation, analysis of marketing situation, preparation of marketing planning, allocation of marketing resources, use of traditional and contemporary marketing strategies and evaluation of marketing performance. The proposed conceptual model contains 4 steps, 5 dimensions and 23 categories of data. The model steps are: analysis of the marketing situation, preparation of marketing planning, implementation of marketing strategies and evaluation of marketing performance.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visou desenvolver um modelo conceitual de gestão de marketing para pequena empresa do ramo de confecção de vestuários, a partir de modelos teóricos existentes e evidências empíricas coletadas em empresas de confecção de vestuário da região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) no Estado de Santa Catarina. A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa e na forma de estudo multicasos, com coleta de dados primários por meio de levantamento documental, entrevista em profundidade e observação direta, envolvendo proprietário e outros gestores das empresas. Utilizou-se o método análise de conteúdo com categorização temática e o software Atlas TI na análise dos dados coletados. Os resultados permitiram a construção de um modelo conceitual de gestão de marketing sistematizado, abrangente e integrado, elaborado a partir de modelos teóricos já identificados e das evidências empíricas coletadas em três pequenas empresas de confecção de vestuários. As evidências revelaram a existência de orientação empreendedora, orientação para mercado, análise da situação de marketing, elaboração de planejamento de marketing, alocação de recursos de marketing, utilização de estratégias tradicionais e contemporâneas de marketing e de avaliação do desempenho de marketing. O modelo conceitual proposto contém 4 etapas, 5 dimensões e 23 categorias de dados. As etapas do modelo são: análise da situação de marketing, elaboração do planejamento de marketing, implantação de estratégias de marketing e avaliação do desempenho de marketing.pt_BR
dc.format.extent383 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofMestrado em Administração - Florianópolispt_BR
dc.subjectMarketing - Administraçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Marketingpt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.titleModelo conceitual de gestão de marketing para pequenas empresas do setor de confecção de vestuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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