Avaliação multicritério de desempenho para gestão de produtos bancários: estudo de caso da unidade tática de uma instituição bancária
Date
2016Metadata
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O desenvolvimento da economia de um país tem estreita relação com a produção empresarial. Para financiar a produção dois são os caminhos existentes: a obtenção do crédito por meio de instituições financeiras ou a captação de recursos no mercado de capitais, restrito apenas a empresas de grande porte, SA. Os bancos, por sua vez, têm papel relevante no financiamento e desenvolvimento da produção e do consumo no país. A gestão bancária segue um princípio de equilíbrio entre captação e crédito. A gestão sustentável dos negócios bancários é relevante para a manutenção e o crescimento de todos setores produtivos do país. Com o objetivo de [M1] dar suporte à gestão de um banco dentro deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo elaborar um Modelo de Avaliação Multicritério de Desempenho para apoio a gestão dos produtos bancários de uma Unidade Tática deste Banco. Como forma de condução desta pesquisa e com a finalidade de contribuir para a ciências sociais, foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: o ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) e a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista). O primeiro como meio para a seleção de um portifólio bibliográfico representativo, alinhado ao tema, com uma análise bibliométrica destacando autores, artigos, periódicos e universidades; realizando ainda análise sistêmica deste portifólio que identificou lacunas nas pesquisas apresentadas, entre outras, como o destaque de todos os autores utilizando-se de abordagem realista na elaboração de seus trabalhos. O segundo como ferramenta para o desenvolvimento do modelo de avaliação de desempenho no estudo de caso proposto. Os resultados apresentados destacam as contribuições do modelo multicritério de avaliação de desempenho: construído segundo as preferências e valores do decisor, proporcionando clareza entre a comunicação dos objetivos do decisor e seus intervenientes e agidos; o acompanhamento e alcance dos objetivos propostos pelo decisor; a viabilidade de integração entre os indicadores do modelo, proporcionando identificar os pontos de melhoria de performance tanto global quanto local; a posterior implementação e acompanhamento de ações de melhoria; e, por fim o atingimento dos objetivos estabelecidos pelo decisor para modelo proposto.