Cultura e comprometimento organizacional: um estudo de caso no segmento de condutores elétricos
Resumo
Este estudo está estruturado em duas vertentes: cultura e comprometimento organizacional. Buscou-se analisar como a cultura de uma organização do segmento de cabos e condutores elétricos pode ser relacionada com o comprometimento organizacional dos profissionais que atuam na área comercial. Metodologicamente a pesquisa está fundamentada nas abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para avaliar a cultura organizacional foi utilizado o Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO), validado por Ferreira e Assmar (2008). Para avaliar o comprometimento organizacional foi utilizada a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), validada por Bastos et al. (2008). O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio da estatística descritiva e de técnicas da análise de conteúdo. Com a utilização de diferentes fontes de evidências (entrevistas, questionários e análise documental) foi possível realizar a triangulação dos dados, contribuindo para compreender as relações estabelecidas entre a cultura e o comprometimento no contexto estudado, bem como, identificar a coerência entre valores declarados pela organização e os valores percebidos, o que conforme a literatura estudada contribui para o envolvimento e comprometimento do colaborador e do comportamento fundamentado nestes valores. Foi identificada a influência dos valores e das práticas da cultura organizacional no comprometimento dos profissionais de vendas. Os valores de profissionalismo cooperativo e as práticas da promoção do relacionamento interpessoal destacaram-se no constructo cultura organizacional e as bases afetiva, obrigação pelo desempenho e afiliativa destacaram-se no constructo comprometimento organizacional. Os resultados apontaram que uma força de vendas, mesmo sendo autônoma, pode mostrar comprometimento, por meio dos valores de profissionalismo cooperativo, da satisfação e bem estar dos empregados, bem como, das práticas de promoção do relacionamento interpessoal, de integração externa e de recompensa e treinamento.