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dc.contributor.advisorLoch, Márcia
dc.contributor.authorRebelatto, Marielle Feilstrecker
dc.contributor.authorSilva, Liziane Hubner da
dc.contributor.authorZawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-23T19:18:17Z
dc.date.available2017-10-23T19:18:17Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3414
dc.description.abstractA atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpretação e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemática e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.pt_BR
dc.format.extent113 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHeterogenidadept_BR
dc.subjectDinâmicaspt_BR
dc.subjectMatemática básicapt_BR
dc.subjectProdução e interpretação de textopt_BR
dc.titleImplementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAMpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


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