Internacionalização de marcas: estratégias e desafios
Date
2013Metadata
Show full item recordAbstract
A internacionalização de empresas é uma prática cada vez mais constante no cenário mundial e um assunto cuidadosamente estudado diariamente por organizações e especialistas. Atualmente, um novo diferencial está acrescentando novos rumos para a internacionalização, a marca como o ativo com alto poder de agregar valor e como capital da empresa. A idéia desse trabalho surgiu no interesse da marca, sua importância para as organizações e todo seu potencial no mercado local e no processo de torná-la global e notoriamente conhecida. Desse modo, o trabalho tem por objetivo é identificar os desafios que devem ser considerados e as estratégias necessárias à internacionalização de uma marca. Todas as informações foram coletadas a partir de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, através de dados secundários e de uma abordagem realizada com pesquisa qualitativa. Revisou os conceitos básicos de estratégia, internacionalização, marketing e marca. Com isso, ao responder os objetivos, foi possível entender a importância da internacionalização para uma empresa, a necessidade de cautela e um preparo antes de iniciar a atuação em outros mercados. Mostrou toda a proteção e os direitos da propriedade intelectual em que a marca se enquadra, sua lei própria e os órgãos responsáveis, os principais acontecimentos históricos até a atualidade, a importância da marca para uma empresa e os cuidados para uma gestão bem sucedida, além de identificar as principais formas de entrada, estratégias e desafios no processo de tornar uma marca globalmente conhecida.
Keyword
InternacionalizaçãoEstratégias
Marca