Show simple item record

dc.contributor.advisorWaltrick, Soraya Arruda
dc.contributor.authorTomaz, Daiane da Silva Martins
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-23T19:35:18Z
dc.date.available2017-10-23T19:35:18Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3571
dc.descriptionIn contemporaneità con l´espansione dell´Internet si trova l´aumento della ricerca ai servizi virtuali e, nel tempo stesso, appare la preoccupazione rispetto la valutazione dei nuovi metodi d´insegnamento e apprendimento nello spazio della biblioteca, innanzitutto quando si riferisce al servizio all´utente. In tale contesto si è sviluppata questa ricerca tra gli alunni dell´Università del Sud di Santa Catarina, Unità Universitaria di Araranguá, il cui obiettivo è quello di valutare l'uso del catalogo virtuale della Biblioteca Universitaria. Lo studio è basato su un approccio teorico e sull´analisi di un questionario risposto da alunni che avevano già frequentato delle discipline a distanza. Il risultato ha evidenziato che gli alunni che si sono distaccati nell´utilizzazione del catalogo virtuale sono stati quelli che hanno acquisito le abilità per l´uso di esso. Perciò, si conclude che è necessaria l´offerta di corsi formativi, siano in presenza che a distanza, affinché l´utente possa utilizzare ampiamente questa modalità di servizio.pt_BR
dc.description.abstractEm paralelo com a expansão da Internet está o aumento da busca por serviços virtuais e, ao mesmo tempo, surge também a preocupação em avaliar novos métodos de ensino e aprendizagem dentro do espaço da biblioteca, quando se fala, principalmente em atendimento ao usuário. Neste contexto, desenvolveu-se esta pesquisa com os alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Universitária de Araranguá, tendo como objetivo avaliar o uso do Serviço de Referência Virtual da Biblioteca Universitária. O estudo fundamentou-se através do referencial teórico e análise da aplicação de um questionário com os alunos que já haviam cursado disciplinas a distância. O resultado mostrou, que os alunos que foram capacitados para o uso dos serviços virtuais foram os que se destacaram na utilização dos mesmos. Conclui-se, portanto, que há necessidade de capacitações, sejam presenciais ou a distância, para que o usuário faça uma utilização mais ampla estes serviços.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBibliotecaspt_BR
dc.subjectServiço de Referência Virtualpt_BR
dc.subjectBibliotecáriospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUsuáriospt_BR
dc.subjectServiço de referência virtualpt_BR
dc.titleO bibliotecário de referência virtual no cenário da pesquisa: uma contextualização dentro do processo de ensino e aprendizagem a distânciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons