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dc.contributor.advisorBavaresco, Carlos Roberto
dc.contributor.authorMüller, Marina Zart
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-28T19:33:46Z
dc.date.available2017-11-28T19:33:46Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3691
dc.description.abstractCom o desenvolvimento das cidades, surgem impactos na população e no meio ambiente. Um dos maiores impactos é a impermeabilidade das cidades devido as vias e construções. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma tecnologia já utilizada em diversos países que está sendo inserida no mercado brasileiro, o pavimento de concreto permeável, uma técnica compensatória do sistema de drenagem convencional, verificando a possibilidade de redução (ou até eliminação) do sistema de drenagem por galerias, diante de aspectos técnicos e econômicos. A metodologia baseia-se em pesquisas bibliográficas que envolvem os elementos constituintes de um sistema de drenagem, apresentando também as características dos pavimentos de concreto permeável. Posteriormente, é apresentado um estudo de caso, um comparativo dos custos de execução de uma obra de drenagem utilizando-se os dois sistemas e apresentando as vantagens e desvantagens da utilização do pavimento de concreto permeável.pt_BR
dc.format.extent76 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Civil - Pedra Brancapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDrenagempt_BR
dc.subjectPavimento permeável de concretopt_BR
dc.subjectConcreto Drenantept_BR
dc.titleTécnica compensatória de drenagem urbana: um estudo sobre pavimento de concreto permeávelpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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