Medicamentos potencialmente perigosos: a segurança do paciente pediátrico no hospital
Date
2017Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: Verificar a prevalência da prescrição de medicamentos potencialmente perigosos em pacientes pediátricos internados em um hospital do sul de Santa Catarina.
Métodos: Estudo com delineamento transversal realizado em um hospital do sul de Santa Catarina, no setor de pediatria. A população foi composta por pacientes com idade inferior a 12 anos internados pelo Sistema Único de Saúde durante o período da coleta. A amostra de 69 pacientes foi determinada por amostragem aleatória simples. Foi realizada uma revisão do prontuário médico impresso e do prontuário eletrônico para a coleta das variáveis pertinentes ao estudo.
Resultados: Foi encontrado uma baixa prevalência de uso de medicamentos potencialmente perigosos onde 46 foram prescritos no hospital, e 1 utilizado em domicílio. O medicamento potencialmente perigoso mais prescrito no ambiente hospitalar foi o Cloreto de Sódio num total de 16 prescrições. Já em domicílio o medicamento encontrado foi a Metadona.
Conclusões: A prevalência de medicamentos potencialmente perigosos prescritos para as crianças foi baixa, o que demonstra uma preocupação com a prescrição desses medicamentos na pediatria e um olhar atento à segurança do paciente.
Keyword
PediatriaSegurança do paciente
Medicamentos potencialmente perigosos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Farmácia - Tubarão [38]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms