Estudo das inovações metodológicas ocorridas nos últimos anos nas escolas da rede pública estadual: construção do conhecimento na disciplina de química.
Data
2017Metadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa trata-se de um levantamento bibliográfico, o qual se realizou em livros, monografias e outras fontes. Como objetivo, delineou-se avaliar as inovações metodológicas ocorridas nos últimos anos no ensino médio, na disciplina de química, nas escolas da rede pública estadual. As principais referências bibliográficas que embasaram o texto foi Reynaldo (2016), que contribuiu com a ideia do conceito de professor genial e a importância do Projeto Político Pedagógico, e Moran (2004), que fundamentou o assunto das inovações tecnológicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, de nível dedutivo exploratório e como método de procedimento, a pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado, aplicado aos professores das áreas da disciplina de química em algumas escolas públicas do Sul de Santa Catarina. Participaram da pesquisa cinco instituições da região, nas cidades de Capivari de Baixo, Gravatal e Tubarão. Os dados foram analisados de acordo com referencial teórico apresentado. Os resultados revelaram que a formação continuada do professor é de suma importância, haja vista que as transformações na escola e na sociedade estão em constante crescimento, um fator produto das inovações tecnológicas. As escolas possuem alguns materiais didáticos e tecnológicos, porém, ainda, é escasso quanto ao recurso da informatização e pessoal habilitado para este modelo digital. Pôde-se averiguar que as metodologias utilizadas na aplicação dos conteúdos se repetem de anos anteriores, como data show, aulas práticas, saídas de campo, visitas técnicas e jogos lúdicos, mas, atualmente, os alunos priorizam e necessitam, também, da forma inovadora da era digital, tendo em vista as possibilidades de se atingir uma esfera muito maior na área da pesquisa. As pesquisas eletrônicas, geralmente, são realizadas pelos alunos fora do espaço escolar, haja vista a escassez desse recurso. O professor e a escola deverão estar alicerçados de políticas que sustentem o processo do ensino, fornecendo-lhes ferramentas necessárias para a prática do saber.
Palavra-chave
Inovações metodológicasProjeto político pedagógico
Formação pedagógica
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da TerraColeções
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