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dc.contributor.advisorAndrade, Lucimara Aparecida Schambeck
dc.contributor.authorFelipe, Fernando Klima
dc.contributor.authorPanatto, Josie
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T19:02:29Z
dc.date.available2017-12-12T19:02:29Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4235
dc.descriptionConcrete is the most widely used construction material in the world and selfcompacting concrete (CAA) has come to revolutionize the job market by features such as fluidity, workability, resistance to segregation and exudation. For this, the CAA requires a considerable amount of fines in its composition, in addition to the use of superplasticizing additives. In this research will be carried out a comparative study analyzed the performance of CAA containing only Portland cement as thin compared to CAA withthe use of different additions of fines such as metacaulin, limestone fillers and fly ash. By means of the evaluation criteria of the tests of Slump Flow, Funil-V, Box-L for the fresh state and test of mechanical resistance for the hardened state. The specimen were molded according to NBR15823-1 (ABNT, 2010), totaling 90 specimen for 10 traces performed. After the demolding, the specimen were submitted to the compressive strength test according to NBR 5739 (ABNT, 2007), and they were ruptured at the ages of 1, 3 and 7 days. In the compression test, it was verified that all the fines had na increase of the resistance in comparison to the pilot test, but the metacaulim was superior in relation to fly ash and the limestone fillers, as well as its final cost for 1 m³ of CAA with fck of 30 MPa, became 55,5 % more expensive in relation to others.pt_BR
dc.description.abstractO concreto é o material construtivo mais utilizado no mundo e o concreto autoadensável (CAA) veio para revolucionar o mercado de trabalho por características como fluidez, trabalhabilidade, resistência à segregação e a exsudação. Para isso, o CAA necessita de uma considerável quantidade de finos em sua composição, além do uso de aditivos superplastificantes. Nessa pesquisa será realizado um estudo comparativo analisando o desempenho do CAA contendo apenas cimento Portland como fino em relação ao CAA como uso de diferentes adições de finos como metacaulin, fíler calcário e cinza volante. Por meio dos critérios de avaliação dos ensaios de Slump Flow, Funil-V, Caixa-L para o estado fresco e teste de resistência mecânica para o estado endurecido.Os corpos de prova foram moldados conforme a NBR 15823-1 (ABNT, 2010), totalizando 90 corpos de provas para 10 traços realizados. Após a desmoldagem, os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de resistência à compressão conforme a NBR 5739 (ABNT, 2007), sendo os mesmos rompidos com as idades de 1, 3 e 7 dias. No ensaio de resistência à compressão, verificou-se que todos os finos tiveram um aumento da resistência em comparação ao traço piloto, porém o metacaulim foi superior em relação à cinza volante e ao fíler calcário, bem como seu custo final para 1 m³ de CAA com Fck de 30 MPa, tornou-se 66% mais oneroso em relação às outras adições.pt_BR
dc.format.extent78 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Civil - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcreto autoadensávelpt_BR
dc.subjectFinos suplementarespt_BR
dc.subjectMetacaulimpt_BR
dc.subjectCinza volantept_BR
dc.subjectFíler calcáriopt_BR
dc.titleInvestigação do uso de finos suplementares promotores de viscosidade para concreto autoadensávelpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.coadvisorMedeiros, Rennan
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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