Uso de imagens como ferramenta facilitadora para trabalhar os conteúdos de biologia com estudantes da primeira serie do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino
Data
2017Metadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho abordará alguns aspectos cotidianos do Ensino de Biologia, tendo como enfoque principal verificar a importância do uso das imagens como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Esta abordagem efetivou-se através de uma pesquisa de campo descritiva com a aplicação de uma aula explicativa do conteúdo de Citologia e após a aplicação do questionário com uma população amostral de 30 estudantes da primeira série do Ensino Médio da rede pública de ensino, divididos em duas turmas do turno noturno. Com uma turma a pesquisadora explicou o conteúdo organelas celulares sem o uso de imagens. Com a outra turma, trabalhou-se o mesmo assunto, porém, com o uso de imagens projetadas pelo data-show. Após a aula, a pesquisadora aplicou questionário, com o intuito de verificar aspectos relacionados à aprendizagem dos estudantes sobre o tema trabalhado. Foi realizada a comparação dos resultados das duas turmas, a partir do número de acertos e com auxilio do Teste T- Student efetivou-se as médias de cada turma. Assim efetivaram-se os resultados através da sua análise e interpretação, com a hipótese de responder a questão problema inicial, que é a eficiência ou não do uso de imagens como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem de Biologia. Através da interpretação de todos os dados obtidos na pesquisa, percebe-se que quando o Professor prepara suas aulas com o uso de imagens como sua ferramenta pedagógica facilita o desenvolvimento de aprendizagem do conteúdo de Citologia, e entre outros conteúdos de Ciências e Biologia como Anatomia.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento