As redes sociais como dispositivos do imaginário e potencializadoras simbólicas de novas formas de criação de moda
Abstract
A partir de novas perspectivas e novos olhares, esta pesquisa procura entender a sociedade pós-moderna sob um viés sociológico e compreensivo, em que a moda é um dos pontos centrais. A potência social, juntamente com a moda, é amparada pela teoria do imaginário cuja análise apresenta novos apontamentos para as formas de pensar e criar moda. A problemática desta tese surge com os aspectos insustentáveis da moda contemporânea, fruto de uma modernidade utilitarista e progressista. Hipoteticamente, as redes sociais, enquanto dispositivos do imaginário, dão suporte a esse processo de produção sustentável, dando visibilidade à narrativa, permitindo a identificação e materializando a subjetividade do imaginário social. A autora propõe Seis Caracteres Essenciais que devem servir como eixos norteadores para uma análise fenomenológica. São eles: sustentabilidade virtualizada; artesania pós-moderna; nomadismo potencializador; narrativa tecnológica; tempo e espaço on-line e objeto com aura. O intuito foi criar um alinhamento de análise cuja inspiração dicotômica dos termos surgiu a partir das leituras de Maffesoli, e visa principalmente propor uma forma de disseminação de imaginários sociais, das quais as redes sociais devem funcionar como potencializadoras simbólicas para novas formas de criação de moda. A metodologia escolhida permeia o estudo desde o referencial teórico até a técnica de análise, que é a narração do vivido. O caráter compreensivo traz possibilidades e não apresenta resultados concretos, pois é um discurso do social. O resultado da análise vem do entrecruzamento entre esses caracteres e o estudo de caso do chapeleiro. Assim, foi possível concluir que Du E-holic materializa suas potencialidades no chapéu, um objeto não obrigatório na vestimenta atual, mas que é adquirido pelo que representa, pelo valor simbólico que envolve, pela magia, pela aura que emana. Além disso, sem as redes sociais como dispositivos do imaginário, Du E-holic não teria visibilidade suficiente para instituir possibilidades sobre a sustentabilidade na moda.
Keyword
ImaginárioPotência simbólica
Moda
Du E-holic
Sociologia Compreensiva
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Linguística, Letras e ArtesCollections
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