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dc.contributor.advisorLima, Maurício Andrade dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Genéia Lucas dospt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T14:51:40Z
dc.date.available2016-11-30T14:51:40Z
dc.date.issued2014
dc.identifier1851pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/431
dc.description.abstractEste estudo teve como tema central a "proatividade" - comportamento presente na construção de estratégias e associado à performance organizacional. Até onde foi possível pesquisar, as publicações sobre esse tema concentram-se, em grande parte, em nível individual. No âmbito organizacional, as publicações ainda apontam para lacuna de estudo. Nesse caso, todavia, observou-se que parte dos estudos ocorre sem um enfoque nas especificidades de determinado setor. Diante dessa e da primeira lacuna, o objetivo da pesquisa aqui relatada foi analisar o setor de papel e celulose brasileiro sob a ótica da Proatividade de Mercado. Para alcançar o objetivo proposto, elaborou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, envolvendo dez empresas de capital aberto do referido setor com cadastro ativo na Comissão de Valores Mobiliários. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema para a construção do corpo teórico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário adaptado de Gava (2009), composto por três blocos e totalizando 86 questões: 64 referentes aos antecedentes e 22 relacionadas às dimensões da proatividade de mercado. A amostra de respondentes incluía 40 gestores de áreas diversas dessas empresas, sendo que o retorno compreendeu 21 questionários respondidos (52,5% da amostra). Sobre os resultados obtidos dos antecedentes da proatividade de mercado, destaca-se que os quesitos liderança proativa, visão de futuro e gestão de longo prazo são responsáveis por justificar uma tendência para as práticas proativas no setor estudado. No tocante aos resultados referentes às dimensões da proatividade de mercado - oferta, cliente e indústria -, a pesquisa apontou para uma fraca iniciativa nesse sentido. Esses resultados, de forma geral, sugerem uma tímida iniciativa das organizações do setor às práticas proativas ou tendência a adotar tal comportamentopt_BR
dc.description.abstractThe central theme of this study was the "proactivity", a behavior included in the strategy construction and associated to the organizational performance. As far as it was possible to research, the publications on this theme focus mostly on the individual level. In the organizational arena, publications still indicate a lack of research. In this case, however, it was observed that part of the studies is held without focusing the specificities of a given sector. Before this lack, and also the first one, this research aimed to analyze Brazilian wood pulp and paper sector from the perspective of `Market Proactivity¿. To reach such goal, a descriptive quail-quanti approach was elaborated, involving ten companies of open capital from the mentioned sector with active registration on the Security and Exchange Comission. A bibliographic review on the theme was carried out, in order to build a theoretical body. The instrument used in the data collection was a questionnaire adapted from Gava (2009), which is composed of three blocks, with a total of 86 questions: 64 on the background and 22 about the dimensions of market proactivity. The sample of responders included 40 managers of different areas in the companies, of whom 21 returned answered questionnaires (52,5% of the sample). The results on the backgrounds of market proactivity highlight that the proactive leadership, vision of future and long-term management are requisites that justify a tendency for the proactive practices on the studied sector. About the results on the dimensions of proactive market - offer, customer and industry ¿ the research indicated a weak initiative. These results, in general, suggest a shy initiative of the sector organizations to the proactive practices or tendency to adopt such behavioren
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectPlásticos - Indústriapt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleContribuições do Balanced Scorecard para o alinhamento entre as estratégias organizacionais e os processos da gestão da qualidade em uma empresa catarinense de embalagens plásticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.isReferencedByDissertação (mestrado)pt_BR
dc.hasPart110383_Geneia.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Sociais Aplicadaspt_BR


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