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dc.contributor.advisorGarcia, Cleo Marcus
dc.contributor.authorDuarte, Gileno Ribeiro Dantas
dc.coverage.spatialPalhoça- SCpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-18T17:31:43Z
dc.date.available2017-12-18T17:31:43Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4408
dc.descriptionThis research aimed to identify the impact of crew fatigue on operational flight safety. To reach the objectives established for an exploratory research, for such with collectors bibliographic and documentary data with qualitative approach of analysis. Among the main results, the general regimen model of pilots work seems to be a major cause for flight fatigue that interferes with their physical and psychic abilities, compromising safe flight performance. The relationship between flight fatigue and accidents and incidents are evident as statistically as high as that of Fatigue Risk Management for Flight Safety is crucial as the contribution to measures aimed at reducing aviation operational risks. A fatigue is the main cause of human nature for accidents and incidents, so it is a development tool for the creation of an assessed and managed to its impacts to the security of the shipment. Risk management should mainly manage crew fatigue through better working conditions such as greater average work hours and fewer hours of work, not Brazil. The results showed that Brazilian pilots suffer more workload when compared to some other countries, which reaffirms an urgency without development and implementation of a Fatigue Risk Management System in line with the ICAO Flight Safety Guidelines.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como propósito identificar o impacto da fadiga da tripulação para a segurança operacional do voo. Para o alcance dos objetivos estabelecidos foi realizada uma pesquisa exploratória, para tal foram coletados dados bibliográficos e documentais com abordagem qualitativa de análise. Entre os principais resultados, o modelo de regime geral do trabalho dos pilotos aéreos aparece como a principal causa para a fadiga do voo que interfere sobre suas capacidades físicas e psíquicas comprometendo o desempenho seguro em voo. A relação entre a fadiga do voo e acidentes e incidentes aéreos é evidente conforme mostram as estatísticas, desse o Gerenciamento do Risco da Fadiga para a Segurança Operacional do Voo é crucial como contribuição às medidas que visam reduzir os riscos operacionais na aviação. A fadiga é a principal causa de natureza humana para acidentes e incidentes aéreos, com isso a fadiga operacional da tripulação deve ser avaliada e gerenciada para que seus impactos à segurança do voo sejam os mínimos possíveis. O gerenciamento dos riscos deve gerenciar principalmente o cansaço da tripulação através de sistemas capazes de avaliar melhores condições de trabalho como média maior de folgas e menos horas de trabalho, no Brasil os resultados mostraram que os pilotos brasileiros sofrem maior carga de trabalho quando comparados a alguns outros países, o que reafirma a urgência no desenvolvimento e execução de um Sistema do Gerenciamento do Risco da Fadiga alinhado às orientações da OACI sobre a Segurança do Voo.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFadiga do voopt_BR
dc.subjectGerenciamento do risco da fadigapt_BR
dc.subjectSGSOpt_BR
dc.titleO impacto da fadiga para a segurança operacional do voopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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