Produção de ácido lático a partir de soro de leite
Resumo
O projeto descrito ao Curso de Engenharia Química da Universidade do Sul de Santa Catarina é uma das fases mais significativas para a finalização e aquisição da qualificação de Engenheiro Químico. Trata-se de um projeto sobre produção de ácido lático a partir de soro de leite. Procuramos encontrar uma resolução para o soro de leite, visto que é prejudicial para o meio ambiente, pois é mais poluidor que o esgoto doméstico não tratado.
O projeto foi fragmentado em fases e ordenados de forma para melhor clareza. Estabeleceu-se primeiramente o gerenciamento estratégico e marketing tendo em vista quais são seus compromissos e deveres perante a sociedade e ao meio ambiente. Em sequência estabeleceu-se também o gerenciamento pela qualidade, que é vital para manter o monitoramento e registro dos resultados das atividades da qualidade, avaliando a performance e recomendando mudanças necessárias no processo para que possa ser identificado os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade e satisfação dos consumidores. Para se ter produtos com qualidade deve-se ter uma boa estrutura de engenharia, com equipamentos de qualidade, funcionários capacitados e buscar estar sempre se atualizando. Depois de todas essas fases se tem o gerenciamento econômico, onde se avalia o projeto como um todo para verificar se a sua implantação se torna viável ou inviável e salientando os pontos favoráveis e desfavoráveis.
Logo, buscar soluções para o soro de leite, que se tornou um problema para os laticínios devido a sua alta quantidade e não se ter uma finalidade para uma parte desta quantidade na atualidade.
Palavra-chave
Soro de leite, soro de queijo, ácido lático, meio ambiente.Área do Conhecimento
EngenhariasColeções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento