Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental
Date
2010Metadata
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Fundamentada na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), esta pesquisa analisou processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunos do 6º ano (5ª série) do ensino fundamental. Para tanto, foi solicitado a um grupo de quatro alunos da Escola de Ensino Básico Senador Francisco Benjamim Gallotti de Tubarão (SC) que criassem coletivamente um final para uma narrativa incompleta. A interação, gravada em áudio e vídeo, e a produção textual foi analisada: encaixando-se os enunciados dentro de sua respectiva forma lógica e elaborando-se as explicaturas e implicaturas, quando necessário. Os achados, além de corroborar a pertinência descritiva e explanatória da metodologia de análise, sugerem, entre outras observações, que: a) o enredo foi definido prontamente pelo grupo, e a maior parte do tempo da interação foi dedicada à discussão de formas relativamente bem sucedidas de textualização, sugerindo o desenvolvimento de competências de negociação e de produção textual, quando comparados com estudantes do 2º ano (1ª série) de Silva (2009); e b) a equipe descartou ideias que tornassem o enredo mais complexo, de modo que o texto final não refletiu adequadamente a riqueza da discussão, sugerindo no processo de textualização, tal como em Silva (2009), a utilização de estratégias de maximização da relevância pela minimização de esforço cognitivo.
Keyword
Teoria da relevânciaProdução textual
Escrita coletiva