Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de confronto entre o discurso pedagógico e o discurso científico
Date
2004Metadata
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O presente trabalho, baseando-se nos dispositivos teóricos e analíticos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969 e 1975 e ORLANDI, 1983, 1990, 1999), analisa o texto da Proposta Curricular de Santa Catarina e um texto exemplar de Planos de Disciplina, buscando compreender como textos que têm como finalidade ser complementares, apresentam-se conflitantes. Para isso, confrontaram-se alguns sentidos construídos no texto da Proposta com alguns sentidos construídos em um Plano de Disciplina exemplar, para que neste confronto se evidenciasse o distanciamento entre os leitores virtuais, ou seja, entre os autores dos respectivos textos. A escola, enquanto espaço institucional responsável por esses textos, também foi considerada. A partir de suas práticas discursivas, envolvendo a produção/transmissão/reprodução do conhecimento (científico), refletiu-se sobre o funcionamento do discurso pedagógico (DP), predominante nesta conjuntura, na sua relação com o discurso científico (DC). Assim, a análise mostrou que o imaginário que constitui o sujeito-leitor para os autores do texto da Proposta Curricular é aquele sujeito-leitor membro da comunidade científica. Contudo, o leitor-real desse texto, com suas determinações materiais (histórico-sociais), é aquele professor que não faz parte da comunidade científica, pois enquanto interpelado pelo DP está alheio ao processo de produção de conhecimento e, portanto, não se posiciona como membro da comunidade científica. Sendo assim, o professor, leitor real do texto da Proposta Curricular, é incapaz de desencadear o processo de significação do referido texto
Keyword
Análise do discursoDiscurso científico
Discurso pedagógico
Leitor virtual e Leitor real
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Linguística, Letras e ArtesCollections
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