Teoria da relevância e etiquetagem de rupturas na comunicação homem computador
Date
2010Metadata
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Esta dissertação visou analisar o processo de etiquetagem de rupturas de comunicação como parte do Método de Avaliação de Comunicabilidade – MAC da Engenharia Semiótica, a partir da abordagem da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) e, por decorrência, estabelecer algumas contribuições da Teoria da Relevância para a etiquetagem inferencial de rupturas da comunicação homem computador. Para dar conta desses objetivos, foram analisados quatro filmes etiquetados sobre a utilização do software ProfesSort em duas tarefas consecutivas executadas por dois estudantes. Como o software ProfesSort foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados II (AEDs II) para consolidar o aprendizado de algoritmos de ordenação, a pesquisa também investigou a influência de características intrínsecas de um software destinado ao ensino e à aprendizagem no processo de etiquetagem de rupturas. A análise dos dados sugere a pertinência de uma análise das causas cognitivas das ações empreendidas pelos usuários, detectando três recorrências: a) a atribuição das etiquetas pelos analistas de Engenharia Semiótica não capta, na maioria dos casos, a origem cognitiva da ruptura comunicacional, porque está fundamentada apenas nos comportamentos objetivos dos usuários; b) a análise da origem cognitiva das rupturas comunicacionais, com base no aparato descritivo e explanatório da teoria da relevância, sugere haver duas espécies de problemas de comunicação, uma de ordem metodológica, quando problemas de software induzem o usuário ao erro, e outra de ordem epistemológica, quando o usuário erra a execução por não ter ainda assimilado a regra de ordenação, distinção essa não captada pela análise semiótica dos comportamentos objetivos; e c) em função de (a) e de (b) houve inconsistências na atribuição de etiquetas, sugerindo a necessidade de se considerar com mais acuidade a influência de aspectos inferenciais do analista na atribuição de etiquetas
Keyword
Interação homem computadorTeoria da relevância
Engenharia semiótica