Funcionamento discursivo da divulgação de obras literárias: orelhas de livros e sinopses de catálogos de editoras
Date
2005xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação objetiva analisar um corpus constituído por textos escritos, especialmente, para serem inseridos em contra-capas, ‘orelhas’ e sinopses de catálogos de editoras de obras literárias, dentro das perspectivas teóricas da Escola Francesa de Análise do Discurso, estabelecida por Michel Pêcheux (1969, 1975). Partindo daí, pretende-se analisar o funcionamento discursivo dos textos escolhidos, que são produtos de divulgação de determinadas obras literárias publicados pelas editoras, buscando identificar o que caracteriza a atividade de divulgação, neste modo de circulação específico. Através das determinações das propriedades internas do processo discursivo, aquelas que evidenciam a relação da língua com a ideologia e a história, busca-se refletir sobre a maneira como este discurso de divulgação vai constituir o sentido à obra literária e em que medida os sentidos da obra, enquanto discurso artístico e relacionado a um discurso da teoria literária, pode afetar este discurso de divulgação
Keyword
Análise do DiscursoOrelhas
Contra-capa
Sinopses de catálogos
Formação Discursiva