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dc.contributor.advisorRauen, Fábio José
dc.contributor.authorBonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T17:12:26Z
dc.date.available2018-01-17T17:12:26Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4535
dc.descriptionBased on Relevance Theory, this case study analyzed the influence of a didactic intervention on ostensive stimuli of the advertising film Bar da Boa 1 - "Introdução", in post-test compositions written in classroom by ninth grade students of Arthur Engrácio da Silva School of Manaus, Amazonas, in November 2010. This research was consisted of three stages: first of all, students composed their texts, after watching the advertising film; secondly, there was a didactic intervention about ostensive stimuli of the film and their associated messages; and finally, the students composed another text. Results showed that, due to the didactic intervention, students explored and deepened in the post-test compositions utterances of the ostensive stimuli of the film that were not considered in the pre-test composition. Based on the instrument of data analysis, and on Rauen (2010) methodology, we verified that the utterances of the second compositions demonstrated some marks of students’ higher comprehension about the ostensive elements of the film, going from a simple syncretic description present in the first compositions, to the developed arguments influenced by the didactic intervention in the second compositions. In addition, the post-test compositions showed some influence of previously stimulated cognitive environments as well as the occurrence of new information.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso analisou, com base na Teoria da Relevância, a influência de uma intervenção didática sobre os estímulos ostensivos do filme publicitário Bar da Boa 1 – “Introdução” em textos escritos, que foram elaborados em sala de aula por alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva, de Manaus, AM, em novembro de 2010. Para tanto, essa pesquisa compreendeu três etapas: a) primeira produção textual dos alunos, elaborada, exclusivamente, a partir da audiência do filme publicitário, pré-teste; b) intervenção didática sobre os estímulos ostensivos do filme e mensagens a ele associadas; e, c) segunda produção textual dos alunos, pós-teste. Os resultados obtidos evidenciaram que, em virtude da intervenção didática, os alunos exploraram e aprofundaram, nos enunciados da segunda produção textual, estímulos ostensivos do filme publicitário que não foram considerados na primeira produção textual deles. Com base no instrumento de análise de dados e na metodologia adotada por Rauen (2010), observamos que os enunciados da segunda produção textual evidenciaram marcas de ampliação do ambiente cognitivo dos alunos em virtude da análise dos estímulos ostensivos do filme publicitário, passando da descrição predominantemente presente nos primeiros textos, à exploração de argumentos considerados pela intervenção didática, bem como marcas da influência dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e de informações inéditas não exploradas nas duas fases anteriores.pt_BR
dc.format.extent208 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.subjectTeoria da relevânciapt_BR
dc.subjectIntervenção didáticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleInfluência de intervenção didática sobre estímulos ostensivos de um filme publicitário em textos escritos por alunos do 9º ano do ensino fundamental: estudo de caso com base na teoria da relevânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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