A imagem visual aplicada na publicidade e propaganda: uma experiência em projetos experimentais de graduação
Date
2008Metadata
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No presente trabalho, há uma investigação da percepção focada na comunicação visual. Para compreender de que modo a criação e a leitura das imagens visuais entraram para o campo das ciências, é resgatada a genealogia da imagem a partir da Grécia Antiga, passando por Descartes, Kant, buscando fundamentos que norteiam as teorias de alguns filósofos contemporâneos. O objeto central desta pesquisa são a produção e a percepção de mensagens visuais, analisadas em projeto experimental. Mediante pesquisa teórica acerca das teorias da linguagem, em especial as da linguagem visual, bem como por meio da análise do objeto, a busca é por discernir como ocorre o processo de produção e percepção de imagens visuais. O intuito é apreender as formas instituídas ou não de percepção do mundo e, por fim, aplicar essa análise em trabalhos publicitários. Como conclusão, há a percepção de que a linguagem visual, a qual não pode ser desvinculada da linguagem verbal, é um recurso persuasivo amplamente empregado no mercado publicitário
Keyword
FilosofiaSemiótica
Imagem
Visão