Encontros e desencontros na dramaturgia do século XIX: um olhar sobre o gênero em Amélia Smith e Casa de bonecas
Date
2011Metadata
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Esta dissertação tem por objetivo proporcionar um diálogo entre as peças teatrais de Henrik Ibsen, Casa de Bonecas (1879), e de Visconde de Taunay, Amélia Smith (1886), ambas escritas no século XIX, em plena efervescência do drama burguês. As personagens principais das duas peças, Nora e Amélia, respectivamente, têm o núcleo dramático centrado em seus dramas pessoais e nas relações que ambas possuem com as instituições sociais como o casamento, a família e a Igreja. Neste embate reside um dos elementos relevantes que é a constituição das mulheres como sujeito, a formação de suas identidades e a forma como as personagens transgridem os conceitos sociais do que é o feminino. Para isso, faz-se uma leitura contemporânea do gênero feminino através da leitura de Lipovetsky (2000), Showalter (1994), Foucault (1979) e Lauretis (1994), buscando evidenciar os pontos de convergência e divergência das personagens em relação à sociedade oitocentista e a contemporaneidade. É relevante destacar que o estudo das peças se centrou no texto e não na performance teatral
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Gênero femininoIdentidades
Teatro