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dc.contributor.advisorSá, Jussara Bittencourt de
dc.contributor.authorCosta, Jeanine Ferreira dos Anjos
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T17:15:58Z
dc.date.available2018-01-17T17:15:58Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4551
dc.descriptionConsidering internal didactic transposition processes of Chevallard (1991), and ethnomathematics approach of D’Ambrosio (2001), in this case study, the influence of a training course based on the concepts of semiotic representation registers of Duval (1993) is verified on the proposition of teaching sequences applicable to math teaching for 5th grade students of a school in a city of the region of Amurel, SC, which works with students from rural communities. The sequences produced in post-test by two groups of four teachers showed progress with regard to consciousness: of the importance of the contextualization of teaching objects; of the use of three cognitive activities proposed by Duval (1993), with emphasis on the conversion of registers of representation; and of the distinction between noesis and semiosis. However, the sequences were thought as applicable to the own teachers instead to be applicable to the 5th grade students. These results show that the teachers did not distinguish mathematical objects and concepts of their representations, pointing to the need of investing in this topic in teaching trainingpt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso, considerando processos da transposição didática interna de Chevallard (1991) e a abordagem etnomatemática de D’Ambrósio (2001), verifica a influência de um curso de capacitação fundamentado nos conceitos de registros de representação semiótica de Duval (1993), na proposição de sequências didáticas aplicáveis ao ensino de matemática na 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola de um município da região da AMUREL, SC que atende alunos de comunidades rurais. As sequências produzidas por dois grupos de quatro docentes em pós-teste revelam avanços no que se refere à consciência: da importância da contextualização dos objetos de ensino; do uso das três atividades cognitivas, com ênfase na conversão de registros de representação; e da distinção noese/semiose. Contudo, as sequências tenderam a ser pensadas para as próprias docentes. Esses resultados revelam que as docentes não distinguiam objetos/conceitos matemáticos de suas representações, apontando para a necessidade de se investir nesse tópico na capacitação em serviço de profissionais que já estão no mercado de trabalho e na formação de novos quadros.pt_BR
dc.format.extent131 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectTransposição didática internapt_BR
dc.titleSequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semióticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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